As imagens do outro em O esplendor de Portugal, de António Lobo Antunes
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.16.2.168-175Palavras-chave:
imagens, o outro, estrangeiro, Imagologie, images, the other, foreigner.Resumo
Resumo: Este trabalho pretende empreender um estudo das imagens do estrangeiro, focalizado como “o outro”, nas relações entre as vozes e os corpos do romance O esplendor de Portugal, de António Lobo Antunes. Essa análise comparatista propõe conceber uma imagem literária sobre o estrangeiro como elemento cultural que remete à sociedade, uma imagologie que lida com a literarização e a socialização da imagística.
Palavras-chave: imagens; o outro; estrangeiro; Imagologie.
Abstract: This paper intends to study the images of the foreigner, focused as “the other”, in the relations between the voices and the bodies in the novel O esplendor de Portugal, by António Lobo Antunes. This comparative analysis proposes to conceive a literary image about the foreigner as a cultural element related to society, an imagologie that deals with literarization and socialization of imagistics.
Keywords: images; the other; foreigner; Imagologie.
Downloads
Referências
ANTUNES, António Lobo. O esplendor de Portugal. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Cid Ottoni Bylaardt (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).