As imagens do outro em O esplendor de Portugal, de António Lobo Antunes
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.16.2.168-175Palavras-chave:
imagens, o outro, estrangeiro, Imagologie, images, the other, foreigner.Resumo
Resumo: Este trabalho pretende empreender um estudo das imagens do estrangeiro, focalizado como “o outro”, nas relações entre as vozes e os corpos do romance O esplendor de Portugal, de António Lobo Antunes. Essa análise comparatista propõe conceber uma imagem literária sobre o estrangeiro como elemento cultural que remete à sociedade, uma imagologie que lida com a literarização e a socialização da imagística.
Palavras-chave: imagens; o outro; estrangeiro; Imagologie.
Abstract: This paper intends to study the images of the foreigner, focused as “the other”, in the relations between the voices and the bodies in the novel O esplendor de Portugal, by António Lobo Antunes. This comparative analysis proposes to conceive a literary image about the foreigner as a cultural element related to society, an imagologie that deals with literarization and socialization of imagistics.
Keywords: images; the other; foreigner; Imagologie.
Downloads
Referências
ANTUNES, António Lobo. O esplendor de Portugal. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Cid Ottoni Bylaardt (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).