Borges e a infâmia de todos nós

Autores

  • Julio Jeha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.17.1.105-109

Palavras-chave:

Borges, infâmia, mal, infamy, evil.

Resumo

Resumo: Em História universal da infâmia, Borges narra contos enganadoramente simples, sobre protagonistas aventureiros e criminosos de várias formas, sobre crime e vilania. Misturando fato e ficção, quase sempre com reverberação mítica, deu aos contos uma impressão de autenticidade surrealista. Ao lançar mão de recursos mitopoéticos, Borges apresenta a infâmia, senão omo força universal, pelo menos como um traço constituinte da natureza humana. Com a narrativa literária, ele nos permite ver mal e sofrimento como resultado, ainda que parcial, de ações inter-humanas e arranjos sociais.

Palavras-chave: Borges; infâmia; mal.

Abstract: In Universal History of Infamy, Borges narrates tales that are deceptively simple about adventurers and criminals in many shapes, about crime and villainy. Mixing fact and fiction, usually with mythic reverberation, he gave the tales an atmosphere of surreal authenticity. By using mythopoeic resources, Borges presents infamy if not as a universal power at least as a constitutive trait of human nature. With the literary narrative, he enables us to see evil and suffering as resulting, even if partially, from human interaction and social arrangements.

Keywords: Borges; infamy; evil.

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Publicado

2015-10-28

Como Citar

Jeha, J. (2015). Borges e a infâmia de todos nós. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 17(1), 105–109. https://doi.org/10.17851/2317-2096.17.1.105-109

Edição

Seção

Dossiê - Estudos Comparados - II - Literaturas Hispânicas