Macedonio Fernández: la forma de la experiencia
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.17.1.110-116Palavras-chave:
experiência, Macedonio Fernández, romance, vanguarda, novela, vanguardia.Resumo
Resumo: Podemos supor que, Macedonio Fernández, escritor da vanguardia argentina, constrói uma noção de experiência que descreve de uma maneira singular a relação vida/literatura. Museo de la Novela de la Eterna, sua novela “boa” (assim ele a chamava), não só narra a tensão entre o real e o ficcional senão que é um procedimento básico de construção do não-real, do que ainda não é, no sentido blochiano, e o conhecimento da experiência de Macedonio parece funcionar nessa perspectiva utópica.
Palavras-chave: experiência; Macedonio Fernández; romance; vanguarda.
Resumen: Podemos suponer, entonces, que Macedonio Fernández, escritor de la vanguardia argentina, construye una noción de experiencia que describe de una manera singular la relación vida/obra. Museo de la Novela de la Eterna, su novela “buena” (así la llamaba), no solo narra la tensión entre lo real y lo ficcional sino que es un procedimiento básico de construcción de lo no-real, de lo que todavía no es, en el sentido blochiano, y el conocimiento de la experiencia de Macedonio parece funcionar en esa perspectiva utópica.
Palabras-clave: experiência; Macedonio Fernández; novela; vanguardia.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infancia e historia. Destrucción de la experiencia y origen de la historia. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2004.
AGAMBEN, Giorgio. A linguagem e a morte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
BAJTIN, M. Teoría y estética de la novela. Madrid: Taurus, 1989.
BENJAMIN, Walter. Experiencia y pobreza. In: ______. Discursos interrompidos. Madrid: Taurus, 1972.
BENJAMIN, Walter. El autor como productor. In: ______. Iluminaciones III. Madrid: Taurus, 1974.
BENJAMIN, Walter. El arte de narrar. In: ______. Cuadros de un pensamiento. Buenos Aires: Imago Mundial, 1992.
FERNÁNDEZ, Macedonio. Museo de La Novela de La Eterna (Primera novela buena). In: ______. Obras Completas. Buenos Aires: Corregidor, 1972. v. VI.
LUKÁCS, Georg. Teoría de la novela. Barcelona, EDHASA, 1971.
OGDEN, C. K. La teoría del lenguaje de Bentham. Cuadernos de Psicoanálisis, Año X, n. 1, Buenos Aires, Altazor, nov. 1980.
SLOTERDIJK, Peter. Extrañamiento del mundo. Valencia: Editorial Pre-textos, 2001.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigaciones filosóficas. Barcelona: Crítica, 1988.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Los cuadernos azul y marrón. Barcelona: Planeta-Agostini, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Mónica Bueno (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).