Macedonio Fernández: la forma de la experiencia
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.17.1.110-116Palavras-chave:
experiência, Macedonio Fernández, romance, vanguarda, novela, vanguardia.Resumo
Resumo: Podemos supor que, Macedonio Fernández, escritor da vanguardia argentina, constrói uma noção de experiência que descreve de uma maneira singular a relação vida/literatura. Museo de la Novela de la Eterna, sua novela “boa” (assim ele a chamava), não só narra a tensão entre o real e o ficcional senão que é um procedimento básico de construção do não-real, do que ainda não é, no sentido blochiano, e o conhecimento da experiência de Macedonio parece funcionar nessa perspectiva utópica.
Palavras-chave: experiência; Macedonio Fernández; romance; vanguarda.
Resumen: Podemos suponer, entonces, que Macedonio Fernández, escritor de la vanguardia argentina, construye una noción de experiencia que describe de una manera singular la relación vida/obra. Museo de la Novela de la Eterna, su novela “buena” (así la llamaba), no solo narra la tensión entre lo real y lo ficcional sino que es un procedimiento básico de construcción de lo no-real, de lo que todavía no es, en el sentido blochiano, y el conocimiento de la experiencia de Macedonio parece funcionar en esa perspectiva utópica.
Palabras-clave: experiência; Macedonio Fernández; novela; vanguardia.
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