O negro e a cultura afrodescendente na dramaturgia cubana
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.17.1.140-153Palavras-chave:
cultura afrodescendente, Eugenio Hernández Espinosa, teatro negro, dramaturgia cubana.Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como o negro e a sua cultura integram a dramaturgia cubana contemporânea, observando aspectos relacionados às questões das identidades e à discussão da memória pessoal e coletiva, tendo como foco de análise alguns textos do autor Eugenio Hernández Espinosa.
Palavras-chave: cultura afrodescendente; Eugenio Hernández Espinosa; teatro negro; dramaturgia cubana.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo hacer una lectura de como el negro y su cultura integran la dramaturgia cubana contemporánea, observando aspectos relacionados a las cuestiones de las identidades y a la discusión de la memoria personal y colectiva, teniendo como centro de análisis algunos de los textos del autor Eugenio Hernández Espinosa.
Palabras-clave: cultura afrodescendente; Eugenio Hernández Espinosa; teatro negro; dramaturgia cubana.
Downloads
Referências
CABRERA, Ramón (Coloquio). Palabra Abierta. La frontera borrosa entre las artes. In: Cúpulas. Publicación Semestral. Instituto Superior de Arte. Estudios, crítica y creación, n. 17-18. La Habana: Instituto Superior de Arte, 2005. p. 4-18.
DEL PINO, Amado. La riesgosa defensa del talento. Tablas: Revista de Artes Escénicas, La Habana, n. 1-2, p. 32-34, 1997.
ESPINA PRIETO, Rodrigo; RODRÍGUEZ RUIZ, Pablo. Raza y desigualdad en la Cuba actual. Temas – Cultura Ideología Sociedad. La Habana: Revista Temas, n. 45, p. 44-54, 2006.
GLEAN RIVERO, Manuel; CHÁVEZ SPÍNOLA, Gerardo. Catauro de seres míticos y legendarios en Cuba. La Habana: Centro de Investigación y Desarrollo de la Cultura Cubana Juan Marinello, 2005.
FULLEDA LEÓN, Gerardo. Entrevista concedida via e-mail a Marcos Alexandre, 2008.
HERNÁNDEZ ESPINOSA, Eugenio. Calixta Comité. In: ______. Teatro escogido. Tomo I. Selección y prólogo de Inés María Martiatu Terry. La Habana: Editorial Letras Cubana, 2007a. p. 23-260.
HERNÁNDEZ ESPINOSA, Eugenio. El Elegido. In: ______. Teatro escogido. Tomo II. Selección y prólogo de Inés María Martiatu Terry. La Habana: Editorial Letras Cubana, 2007b. p. 131-271.
HERNÁNDEZ ESPINOSA, Eugenio. La balsa. In: ______. Teatro escogido. Tomo II. Selección y prólogo de Inés María Martiatu Terry. La Habana: Editorial Letras Cubana, 2007. p. 271-420.
HERNÁNDEZ ESPINOSA, Eugenio. María Antonia. In: ______. Teatro escogido. Tomo I. Selección y prólogo de Inés María Martiatu Terry. La Habana: Editorial Letras Cubana, 2007c. p. 261-368.
MARTIATU TERRY, Inés María. Entrevista concedida via e-mail a Marcos Alexandre, 2008.
RODRÍGUEZ CORONEL, Rogelio. Crítica al paso. La Habana: Ediciones Unión, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Marcos Antônio Alexandre (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).