Exercícios de cartografia: a alteridade em espaços transnacionais
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.19.1.79-92Palavras-chave:
transnacionalização, alteridade, conflitos étnicos, transnationalism, otherness, ethnic conflicts.Resumo
Resumo: Considerando-se a tendência crescente à transnacionalização na esfera social e artística, este ensaio discute como a produção cultural contemporânea tem representado as questões relacionadas com a alteridade, em especial os conflitos étnicos, focalizando, entre outros, obras de Amiri Baraka, Michael Ondaatje, Amitav Ghosh e do cineasta Milcho Manchevski.
Palavras-chave: transnacionalização; alteridade; conflitos étnicos.
Abstract: Taking into consideration the growing tendency towards transnationalism both in social and artistic terms, this essay discusses how contemporary cultural products have attempted to represent issues associated with otherness, especially ethnic conflicts, by focusing on works by Amiri Baraka, Michael Ondaatje, Amitav Ghosh and film directora Milcho Manchevski.
Keywords: transnationalism; otherness; ethnic conflicts.
Downloads
Referências
ALI, Agha Shahid. The Last Saffron. In: ______. The Country Without a Post Office. New York: Knopf, 1997. p. 27-29.
ANTES DA CHUVA. Direção de Milcho Manchevski. França/Inglaterra/Macedônia: Gramercy Films, 1994. 113 min., color. (Trad. de Before the rain. Fita de vídeo VHS).
APPADURAI, Arjun. Disjuncture and Difference in the Global Cultural Economy. In: DURING, Simon (Ed.). The Cultural Studies Reader. London; New York: Routledge, 1999. p. 220-230.
APPADURAI, Arjun. Fear of Small Numbers. An Essay on the Geography of Anger. Durham; London: Duke University Press, 2006.
BARAKA, Amiri. Dutchman and The Slave. New York: William Morrow, 1964.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Trad. Mauro Gama e Cláudia M. Gama. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Liquid Modernity. Cambridge: Polity Press, 2000.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. 4. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BHABHA, Homi K. DissemiNação: o tempo, a narrative e as margens da nação moderna. In: ______. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. p.198-238.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Organização de Michael Schröter e trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
GHOSH, Amitav. The Greatest Sorrow. Kenyon Review 25, n. 3/4, p. 86-99, Summer/ Fall 2003.
HANSBERRY, Lorraine. A Raisin in the Sun. New York: Signet, 1966.
IRIYE, Akira; SAUNIER, Jean-Yves. Introduction. In: ______. (Ed.). The Palgrave Dictionary of Transnational History. Basingstoke, UK: Palgrave, 2009. Disponível em: http://www.transnationalhistory.com/about.aspx?id=1420. Acesso em: 25 jun. 2009.
IYER, Pico. The Global Soul: Jet Lag, Shopping Malls, and the Search for Home. New York: Vintage, 2001.
IYER, Pico. The Empire Writes Back. Time, p. 46, 8 Fev. 1993.
MAFFESOL. Du nomadisme: vagabondages initiatiques. Paris: Le Livre de Poche, 1997.
MÉDES, Marcelo Augusto. A poética da fluidez em O paciente inglês e O deus das pequenas coisas. 2009. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
ONDAATJE, Michael. O paciente inglês. Trad. Rubens Figueiredo. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
ONDAATJE, Michael. The Story. In: ______. Handwriting. New York: Knopf, 1999.
ONDAATJE, Michael; KAMIYA, Gary. An Interview with Michael Ondaatje. Disponível em: http://www.salon.com/nov96/ondaatje961118.html. Acesso em: 20 jun. 2009.
RUSHDIE. Imaginary homelands. London: Granta; New York: Penguin, 1991.
SAID, Edward. Culture and Imperialism. New York: Vintage, 1994.
VIRILIO. Un monde superexposé: fin de l’histoire, ou fin de la géographie? Le Monde Diplomatique, p. 17, ago. 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Eliana Lourenço de Lima Reis (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).