Monsieur Pain, de Roberto Bolaño: a dor da história

Autores

  • Graciela Ravetti Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.19.2.287-294

Palavras-chave:

narrativa contemporânea, América Latina, Bolaño, César Vallejo, Guerra Civil Espanhola.

Resumo

Resumo: Este artigo propõe uma leitura do romance Monsieur Pain, de Roberto Bolaño, como caso exemplar do transgênero performático que, na contemporaneidade, experimenta formas e linguagens para dar conta das tragédias pessoais e históricas sem cair no didatismo. Para isso busca-se elaborar uma reflexão teórica sobre esta obra da perspectiva da experimentação acerca da representação pela linguagem da dor e das perdas pessoais e culturais, individuais e coletivas, enfim, políticas.

Palavras-chave: narrativa contemporânea; América Latina; Bolaño; César Vallejo; Guerra Civil Espanhola.

Resumem: Este artículo propone una lectura de la novela Monsieur Pain, de Roberto Bolaño, como caso ejemplar del transgénero performático que, en la contemporaneidad, experimenta formas y lenguajes para dar cuenta de las tragedias personales e históricas sin caer en el didactismo. Para eso se busca elaborar una reflexión teórica sobre esta obra desde la perspectiva de la experimentación de fuerzas de la representación por el lenguaje del dolor y de las pérdidas personales y culturales, individuales y colectivas, en fin, políticas.

Palabras-clave: narrativa contemporânea; América Latina; Bolaño; César Vallejo; Guerra Civil Española.

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Referências

BOLAÑO, Roberto. Monsieur Pain. Barcelona: Anagrama, 1999.

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Publicado

2009-06-30

Como Citar

Ravetti, G. (2009). Monsieur Pain, de Roberto Bolaño: a dor da história. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 19(2), 287–294. https://doi.org/10.17851/2317-2096.19.2.287-294

Edição

Seção

Dossiê - Guerra Civil Espanhola - III - Olhares do Mundo para a Guerra Civil