Imitação, emulação, modelos e glosas: o paradigma da mímesis na literatura dos séculos XVI, XVII e XVIII
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096...251-264Palabras clave:
mímesis, glosa, Literatura clássica, glose, Littérature classique.Resumen
Resumo: As poéticas dos séculos XVI, XVII e XVIII, ditas “clássicas” por retomarem elementos da Antiguidade greco-latina, pautam-se largamente pela noção de mímesis na elaboração de seus pressupostos e preceptivas. O artigo busca, portanto, investigar a evolução e amplificação do conceito de mímesis ao longo dos séculos e refletir sobre sua permanência naquelas poéticas, salientando suas novidades e especificidades, desenvolvidas pela literatura da época.
Palavras-chave: mímesis; glosa; Literatura clássica.
Résumé: Les poétiques des siècles XVIe, XVIIe et XVIIIe, appelées “classiques” pour reprendre des éléments de l’Antiquité gréco-latine, se règlent largement par la notion de mímesis pour l’élaboration de ses présuppositions et préceptes. Donc cet article cherche à étudier l’évolution et l’amplification du concept de mímesis au long des siècles et réfléchir sur sa permanence dans celles poétiques-là, en distinguant ses nouveautés et spécificités, développées par la littérature de l’époque.
Mots-clés: mímesis; glose; Littérature classique.
Descargas
Referencias
ALI, Said. Versificação portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Gernasa, 1970.
ARES MONTES, Jose. Góngora y la poesia portuguesa del siglo XVII. Madrid: Gredos, 1956. 496 p.
ARISTOTE. Art réthorique et art poétique. Traduction, introduction et notes par Jean Voilquin et Jean Capelle. Paris: Garnier, 1944. XIII + 572 p.
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Trad. do francês por Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, [196-]. 358 p.
ARISTÓTELES. Metafísica. Edição trilíngue por Valentín Garcia Yebra. 2. ed. revisada. Madrid: Gredos, 1982. LIII + 830 p.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1986. 316 p.
ARISTÓTELES. HORÁCIO. LONGINO. A poética clássica. Introdução de Roberto de Oliveira Brandão. Trad. Jaime Bruna. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1997. 114 p.
AUERBACH, Erich. Mímesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 4. ed. Trad. G. B. Spencer. São Paulo: Perspectiva, 2002. (Estudos, 2). 507 p.
AZEVEDO FILHO, Leogendário Amarante de. Estruturalismo e crítica de poesia. Rio de Janeiro: Ed. Gernasa, 1970.
AZEVEDO FILHO, Leogendário Amarante de. A técnica do verso em português. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1970.
BOMPAIRE, Jacques. Lucien écrivain: imitation et création. Paris: Les Belles Lettres: Nino Aragno, 2000. 794 p.
CAMÕES, Luís de. Obras. Porto: Lello & Irmão, [1970?]. X + 1459 p.
CARVALHO, Maria do Socorro Fernandes de. Poesia de agudeza em Portugal. 2004. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 269 f.
CASTRO, Aníbal Pinto de. Retórica e teorização literária em Portugal: do Humanismo ao Neoclassicismo. Coimbra: Centro de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1973. 754 p.
CHOCIAY, Rogério. Teoria do verso. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1974. CICERON. De l’orateur. Texte établi et traduit par Edmond Courbaud. Paris: Les Belles Lettres, 1957-66. v. 2. 196 p.
DIONÍSIO DE HALICARNASSO. Tratado da imitação. Tradução, introdução e notas por Raul Miguel Rosado Fernandes. Lisboa: INIC/Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, 1986. [? p.]
DU BELLAY, Joachim. La défense et illustration de la langue française. Suivie du projet de l’oeuvre intitulée De la précellence du langage françois par Henri ESTIENNE. Nouvelle édition revue et annotée par Louis Humbert. Paris: Garnier, 1930. 589 p.
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Trad. Jaa Torrano. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 1995. 166 p.
HORACE. Texte latin. Introduction par E. Sommer. Paris: Hachette, 1881. 422 p.
JANNER, Hans. La glosa en el siglo de oro. Madrid: Ediciones Nueva Época, 1946. 95 p.
LA FONTAINE, Jean de. Oeuvres diverses. Texte établi et annoté par Pierre Clarac. Paris: Gallimard, 1942. v. 2. (Bibliothèque de la Pléiade, 62). XLV + 1094 p.
LAGE, Celina Figueiredo. Teoria e crítica literária na República de Platão. 107 f. 2000. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
LUCIANO DE SAMÓSATA. Como se deve escrever a história. Tradução e ensaio de Jacyntho Lins Brandão. Belo Horizonte: Tessitura, 2009. 280 p.
MELO, D. Francisco Manuel de. Hospital das letras. In: ______. Apólogos dialogais. Lisboa: Sá da Costa, 1959. v. 2.
MUHANA, Adma. A epopéia em prosa seiscentista: uma definição de gênero. São Paulo: Ed. UNESP, 1997. 344 p.
NUNES, Filipe. Arte poética. In: GOMES, Paulo J. Pedrosa S. Filipe Nunes – Arte poética: um tratado maneirista de métrica. Estudo introdutório, estabelecimento do texto e notas. [19—]. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra.
ORTIZ, Diego. Tratado de glosas sobre cláusulas y otros géneros de puntos en la música de violones. Übertragen von Max Schneider. Halle: Bärenreitaer-Augsgabe, 1936. XXXVII + 136 p.
PERRAULT, Charles. Oeuvres choisies. Paris: Dondey-Dupré, 1826. Fac-similé. CIV + 347 p.
PLATÃO. A República. Introdução, tradução e notas de M. H. da Rocha Pereira. 9. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. LX + 513 p.
PLUTARQUE. Oeuvres morales. Paris: Les Belles Lettres, 1972. t. I, v. 1, 1ère partie. CCCXXIV + 173 p.
QUINTILIEN. Institution oratoire. Texte revu et traduit par Henri Bornecque. Paris: Garnier, 1954. v. IV (livres X-XII). 408 p.
RIPA, Cesare. Iconologia. Edizione pratica a cura di Piero Buscaroli. Prefazione di Mario Praz. Milano: TEA, 1992. XVII + 600 p.
RONSARD, Pierre de. Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1950. 2v. (Bibliothèque de la Pléiade, 19 et 20).
SPINA, Segismundo. Introdução à poética clássica. São Paulo: FTD, 1967. 151 p.
TEIXEIRA, Ivan. A poesia aguda do engenhoso fidalgo Manuel Botelho de Oliveira. In: OLIVEIRA, Manuel Botelho de. Música do Parnaso. Cotia: Ateliê Editorial, 2005. Edição fac-similar. p. 7-96.
TEIXEIRA, Ivan. Mecenato pombalino e poesia neoclássica. São Paulo: Edusp, 1999. 620 p.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Thiago César Viana Lopes Saltarelli (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).