O poeta geógrafo: Vinicius de Moraes e o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.2.111-123Palavras-chave:
Vinicius de Moraes, cultura, política, culture, politics.Resumo
Resumo: Este ensaio procura apresentar uma imagem do poeta Vinicius de Moraes ainda pouco conhecida do público leitor. Pesquisas no acervo do escritor, depositado na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, mescladas à leitura dos aspectos sociais e culturais da obra do autor, revelam um artista e um intelectual comprometido politicamente com o Brasil e interessado nas expressões da arte popular do país.
Palavras-chave: Vinicius de Moraes, cultura, política.
Abstract: This essay intends to present the image of the poet Vinicius de Moraes, still relatively unknown by the reading public in general. Researches on the writer’s works, kept by Fundação Casa de Rui Barbosa, in Rio de Janeiro, supported by the reading of the social and cultural aspects of the author’s works, reveal an artist and an intellectual, politically commited with Brasil and interested in the country’s expressions of popular art.
Keywords: Vinícius de Moraes, culture, politics.
Downloads
Referências
CASTRO, Moacir Werneck de. Vinicius e o samba do Leblon. Argumento, Rio de Janeiro: Argumento, 2003. p. 6-7.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
MORAES, Vinicius de. Frank no Brasil. Relatório. [1942]. Arquivo Vinicius de Moraes. Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro. 27 fls. VMpi 190.
MORAES, Vinicius de. Carta ao subúrbio. Arquivo Vinicius de Moraes. Fundação Casa de Rui Barbosa. Texto datilografado, datado de 25 de junho de 1944. 2 fls. VMpi 151.
MORAES, Vinicius de. Capoeira e batucada. Revista Flan, de 18 a 24 de outubro de 1953. Arquivo Vinicius de Moraes. Fundação Casa de Rui Barbosa. VMpi 149.
MORAES, Vinicius de; MOISÉS, Carlos Felipe. Vinicius de Moraes. São Paulo: Abril Cultural, 1980. 102 p. (Literatura Comentada.)
MORAES, Vinicius de. Cancioneiro Vinicius de Moraes: Orfeu: songbook I – Músicas de Antonio Carlos Jobim & Vinicius de Moraes. Rio de Janeiro: Jobim Music, 2003.
MORAES, Vinicius de. Poesia completa e prosa. Organização Eucanaã Ferraz. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.
MORAES, Vinicius de. [Memórias]. Arquivo Vinicius de Moraes. Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro, [s. d.]. 5 fls. VMpi 074.
MORAES, Vinicius de. Lavadeiras de subúrbio. Texto datilografado, [s. d.]. Arquivo Vinicius de Moraes. Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro. 2 fls. VMpi 275.
MORAES, Vinicius de. Música popular. Arquivo Vinicius de Moraes. Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro, [s. d.]. 5 fls. VMpi 085.
RESENDE, Otto Lara. O caminho para o soneto. In: MORAES, Vinicius de. Livro de sonetos. Rio de Janeiro: Sabiá, 1967. p. 5-17.
ROCHA, Glauber. Vinicius, poeta do povo. Arquivo Vinicius de Moraes. Fundação Casa de Rui Barbosa, [s. d.]. 2 fls. VMpit 136.
SANCHES NETO, Miguel. Vinícius de Moraes: o poeta da proximidade. In: SILVA, Alberto da Costa e (Org.). O Itamaraty na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 2002. p. 401-418.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Roniere Menezes (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).