Entre palavras e ações: o crime na linguagem de Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.3.243-255Palavras-chave:
crime, conto, ambiguidade narrativa, Guimarães RosaResumo
O objetivo deste texto é discutir como o narrador de “– Uai, eu?”, de Guimarães Rosa, conduz a narração sobre o crime que cometera e como esta forma de narrar, dirigida a um narratário, seu advogado, possibilita ao leitor perceber a ambiguidade de seu discurso e refletir sobre sua culpa. Para tanto, empregamos a terminologia de Gerard Genette e as considerações teóricas sobre o narratário de Gerald Prince.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2004.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 2002.
GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa: ensaio e método. Trad. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Arcádia, 1979.
NOVIS, Vera. Tutaméia: engenho e arte. São Paulo: Perspectiva, 1989.
PRINCE, Gerald. Introdução ao estudo do narratário. Trad. Cláudia Maria Xatara e Wanda Aparecida Leonardo de Oliveira. Glota, S. J. do Rio Preto, n. 16, p. 1-45, 1994-1995.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
RIBEIRO, Renato Janine. O letrado e o guerreiro: ou dois ensaios sobre o âmago terrível da linguagem. Scripta, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 307-320, 1º sem. 2002.
ROSA, João Guimarães. Tutaméia (terceiras estórias). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
SIMÕES, Irene Gilberto. Guimarães Rosa: as paragens mágicas. São Paulo: Perspectiva, [s. d.].
WISNIK, José Miguel. O famigerado. Scripta, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 177-198, 1º sem. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Valda Suely Silva Verri (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).