Um espectador ordinário entre a crítica e a representação
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.1.37-51Palavras-chave:
teatro crítico, representação, performance, espectador, representación.Resumo
O artigo aborda o aspecto crítico do teatro ou o teatro crítico que Gilles Deleuze descreveu em “Um manifesto de menos”. Ao se debruçar sobre as formas teatrais de Carmelo Bene, Deleuze argumenta que o teatro crítico é um produtor do novo, dotado de uma crítica que é, por definição, constituinte. Tal operação funciona a partir de uma alteração na forma teatral: o teatro tornado um teatro da não representação. Para evitarmos o risco de simplesmente abandonarmos um termo- chave do teatro ao incorporarmos os princípios de Deleuze à análise teatral, buscamos ao longo do artigo compreender alguns dos múltiplos modos de funcionamento da representação; investigar em que medida os elementos sub-representativos se conectam a ela; bem como perceber a interligação do espectador aos mundos possíveis criados na relação entre performance e encenações que têm o teatro crítico como horizonte.
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