Performance e drama: pequenos gestos de reflexão
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.1.101-109Palavras-chave:
performance, drama, multicena, pós-dramáticoResumo
Neste texto sublinhamos a importância e pertinência de utilização dos estudos e teorias da performance como lente epistemológica que oferece um olhar transversal, não excludente, sobre a multicênica face da cena contemporânea.
Downloads
Referências
BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Trad. Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
BLAU, Herbert. The eye of play: subversion of the Postmodern. In: ____. Theories of contemporary culture. Bloomington: Indiana University Press, 1987. v. 9. p. xviii.
FERNANDES, Sílvia. Teatros pós-dramáticos. In: GUINSBURG, J.; FERNANDES, Sílvia (Org.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008. p 11-30.
FERNANDES, Telma. Vestido de noiva, um texto escrito no espaço. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
GUINSBURG, J.; FERNANDES, Sílvia (Org.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008.
HEUVEL, Michael Vanden. Performing drama/dramatizing performance, alternative theater and the dramatic text. Michigan: The University of Michigan Press, 1993.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LIGIÉRO, Zeca (Ed.). O Percevejo, Revista de Teatro, Crítica e Estética. Estudos da Performance, Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, 2003.
RAMOS, Luiz Fernando. Pós-dramático ou poética da cena? In: GUINSBURG, J.; FERNANDES, Sílvia (Org.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 59-70.
SCHECHNER, Richard. O que é performance. O Percevejo, Revista de Teatro, Crítica e Estética. Estudos da Performance, UNIRIO, ano 11, n. 12, 2003.
SCHECHNER, Richard. Performance theory. New York/London: Houtledge, 1988.
SCHECHNER, Richard; APPEL, Willa (Ed.). By means of performance, intercultural studies and ritual. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
TAYLOR, Diana. Hacia una definición de performance. O Percevejo, Revista de Teatro, Crítica e Estética. Estudos da Performance, UNIRIO, ano 11, n. 12, 2003a.
TAYLOR, Diana. The archive and the repertoire, performing cultural memory in the Americas. Durham/London: Duke University Press, 2003b.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Hucitec, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Leda Maria Martins (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).