Teatro, atos vitais e performance
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.1.121-132Palavras-chave:
performance, teatro antigo, atos vitais, anacronismoResumo
Do lugar de elocução dos estudos clássicos e o teatro antigo pretende-se pensar acerca da ideia de performance e suas motivações. Neste ensaio, vamos nos ocupar da teorização a respeito do termo vislumbrando um nexo entre arte, vida e reflexão, que se manifestava já no mundo antigo, entre os gregos. Apoiados em pensadores e artistas que, respectivamente, refletiram sobre e praticaram a performance, procura-se debater seu impacto e sua significação hoje.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
BARBOSA, T. V. R. Performance, suicídio e prática política. In: CARREIRA, André et. al. Mediações Performáticas Latino Americanas II. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. p. 165-186.
BARBOSA, T. V. R. Sócrates y Edivaldo Araújo: performance en la plenaria del Senado. Brasilia, 17 mar. 2004. Perfiles Latinoamericanos – Revista de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Mexico, p. 227-238, jul./dic. 2005.
ARISTOPHANES. Frogs. Edition, introduction, commentary and index by W. B. Stanford. London: St Martin’s Press, 1963.
COHEN, Renato. A cena transversa: confluências entre o teatro e a performance. Revista USP, p. 81-84, n. 14, jun./ago. 1998.
COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.
Darriba, Paula. Um breve panorama sobre a performance no Brasil. Arquivo, Edição 1, mar. 2007. Disponível em: <http://www.ia.unesp.br/@rquivo@/pdf/darriba.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2011.
Edmonds, John Maxwell. The fragments of Attic comedy. Leiden: Brill, 1957. v. 3.
FARGUELL, Roger W. Müller. Figuras da dança. Trad. Maria Filomena Molder et. al. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
GUIMARÃES, César. O que é uma imagem em literatura? In: ____. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997. p. 60-82.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2010.
HAVELOCK, Eric. A revolução da escrita na Grécia e suas consequências culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1996.
Kaprow, Allan (1979). Performing life. ARS, v. 8, n. 15, p. 113-117, 2010.
LAUSBERG, Heinrich. Elementos de retórica literária. Trad. R. M. Rosado Fernandes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.
Luschnig, C. A. E. An introduction to ancient Greek: a literary approach. Indianapolis: Hackett Publishing Company Inc., 2007.
MERLEAU-PONTY, Maurice. The visible and the invisible: followed by working notes. Trad. Alphonso Lingis. Evanston: Northwestern University Press, 1968.
PLUTARCO. La E de Delfos. In: Obras molrales y de costumbres. Vol. VI, Isis y Osiris – Diálogos Píticos. Trad. e notas de Francisca Pordomingo Pardo e José Antonio Fernández Delgado. Madrid: Editorial Gredos, 1995. p. 231-275.
PEIXOTO, Miriam Campolina D. O filósofo e o político: os atos e entreatos de uma contribuição. In: PEIXOTO, Miriam Campolina D.; PARANHOS, Washington da Silva (Org.). Filosofia e política. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 17-38.
SLATER, Niall W. Dancing the alphabet: performative literacy on the Attic stage. In: FOLEY, John Miles; WORHINGTON, Ian. Epea and grammata: oral and written communication in Ancient Greek. Leiden: Brill, 2002. v. 230. p. 117-129.
SLUITER, Ineke. Communication cynicism: Diogenes gangsta rap. In: FREDE, Dorothea; INWOOD, Brad. Language and learning: philosophy of language in the Hellenistic age. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 139-163.
SVENBRO, Jesper. Phrasikleia: anthropology of reading in ancient Greece. New York: Cornell University Press, 1993.
TAYLOR, D. Encenando a memória social: Yuyachkani. In: RAVETTI; G.; ARBEX, M. (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Dep. de Letras Românicas, Faculdade de Letras/ UFMG, 2002. p. 13-43.
TAYLOR, D. Hacia una definición de performance. Disponível em: <http://132.248.35.1/cultura/ponencias/PONPERFORMANCE/Taylor.html>. Acesso em: 15 maio 2011.
TEIXEIRA, João Gabriel L. C. Os estudos da performance e as metodologias da sociologia da arte. ARS, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 39-48, 2006.
WISE, Jennifer. Dionysus writes: the invention of theatre in Ancient Greece. Ithaca: Cornell University Press, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).