Animais errantes: duas reflexões sobre a zooliteratura de Wilson Bueno
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.3.201-207Palavras-chave:
Wilson Bueno, zooliteratura, anomaliaResumo
A escritura de Wilson Bueno, com seu minucioso trabalho de desconstrução genérica – entendendo “gênero” em dois sentidos, como categoria literária e como critério biológico com o que a ciência e a filosofia organizaram durante séculos o âmbito da vida –, desmantela um conjunto de operações instituídas pela tradição humanista em suas vertentes literária e filosófica. Esse labor de desconstrução, senha de identidade que o une à linhagem kafkiana, faz aparecer o animal como anomalia que atravessa os textos e volta a ambos, textos e animais, inclassificáveis.
Downloads
Referências
ANDERMANN, Jens. Abismos del tercer espacio: mar paraguayo, portuñol salvaje y el fin de la utopía letrada. Pensamiento de los confines, v. 26, p. 149-157, invierno-primavera 2010.
BORGES, Jorge Luis; GUERRERO, Margarita. Manual de zoología fantástica. México: Fondo de Cultura Económica, 1957.
BUENO, Wilson. Manual de zoofilia. Ponta Grossa, PR: Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 1997.
BUENO, Wilson. Jardim zoológico. São Paulo, Iluminuras, 1999.
BUENO, Wilson. Cachorros do céu. São Paulo, Planeta, 2005.
BUENO, Wilson. Mar paraguayo. Buenos Aires: Tsé-Tsé, 2005.
CRAGNOLINI, Mónica. Animales kafkianos: el murmullo de lo anónimo. In: ____. Kafka: preindividual, impersonal, biopolítico. Buenos Aires: La Cebra, 2010. p. 99-120.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka. Por una literatura menor. Trad. Jorge Aguilar Mora. México: Era, 1978.
GIORGI, Gabriel. La vida impropia. Historias de mataderos. Boletín 16 del Centro de Estudios de Teoría y Crítica Literaria de la Universidad Nacional de Rosario. En prensa.
GIORGI, Gabriel; RODRÍGUEZ, Fermín. Prólogo. In: ____. Ensayos sobre biopolítica. Excesos de vida. Buenos Aires: Paidós, 2009. p. 9-34.
KAFKA, Franz. Bestiario. Barcelona: Anagrama, 1993.
KAFKA, Franz. La transformación. In: ____. Obras completas. Madrid: Aguilar, 2002. t. I. p. 599-630.
MONTERROSO, Augusto. La oveja negra y demás fábulas. México: Joaquín Mortiz, 1969.
PERLONGHER, Néstor. Sopa paraguaya. In:____. Mar paraguayo. Buenos Aires: Tsé-Tsé, 2005. p. 7-10.
SAUVAGNARGUES, Anne. Deleuze. Del animal al arte. Buenos Aires, Amorrortu, 2006.
YELIN, Julieta. La fábula del buen escritor y del escritor bueno: Monterroso por sí mismo. Orbis Tertius, Centro de Estudios de Teoría y Crítica Literaria de la Universidad Nacional de La Plata, año XV, n. 16, p. 1-7, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Julieta Yelin (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).