Da legitimação: Wisnik e o futebol

Autores

  • Pedro Dolabela Chagas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.2.151-166

Palavras-chave:

legitimação, estética, futebol

Resumo

Acompanha-se a operação de legitimação do futebol como objeto de investigação intelectual em Veneno remédio – o futebol e o Brasil, de José Miguel Wisnik. Correspondências com outros trabalhos de legitimação semelhantes, nos estudos literários e na crítica da música pop. Após uma discussão preliminar sobre a legitimação, o artigo segue três etapas: na primeira, caracteriza-se o antagonista contra o qual Wisnik legitima o futebol mediante o cotejo de proposições de Hannah Arendt, Gilles Lipovetski e René Girard; na segunda, através de aproximações com o universo pop, discute- se a ética da legitimação de Wisnik, que não denega os problemas levantados contra o futebol, absorvendo-os, mas requalificando-os, no seu trabalho de legitimação; na terceira, vê-se como Wisnik situa na análise das especificidades do futebol o caminho para uma analítica que não o soterre sob expectativas externas à sua própria lógica de acontecimento. Ao final, localiza-se em Wisnik a proposição de que o futebol expressa como futebol os problemas que o afligem, proposição aliada a uma recusa em estabilizar um padrão valorativo que retire o futebol do fluxo da cultura para congelá-lo nalguma posição hierárquica específica, seja ela baixa ou elevada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. Trad. José Pereira Junior. São Paulo: Hucitec, 1998.

BOLTANSKI, Luc; THÉVENOT, Laurent. On justification. Economies of worth. Trad. Catherine Porter. Princeton: Princeton University Press, 2006.

BRENKMAN, John. Innovation: notes on nihilism and the aesthetics of the novel, in: MORETTI, Franco (Org.) The Novel. Princeton: Princeton University Press, 2006. v. 2: Forms and Themes. p. 808-838.

CUTLER, Chris. File under popular. New York: Autononomedia, 1993.

GIRARD, René. Mensonge romantique et verité romanesque. Paris: Hachette Littératures, 2009.

HUET, Pierre-Daniel. Traité de l’origine des romans. Paris: N. L. M. Desessarts, 1907.

JAMES, Henry. A arte da ficção. Trad. Antônio Paulo Graça. São Paulo: Imaginário, 1995.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.

MARCUS, Greil. Lipstick traces. A secret history of the twentieth century. Cambridge: Harvard University Press, 1989.

MARCUS, Greil. The dustbin of history. Cambridge: Harvard University Press, 1995.

WISNIK, José Miguel. Veneno remédio – o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

Chagas, P. D. (2012). Da legitimação: Wisnik e o futebol. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 22(2), 151–166. https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.2.151-166

Edição

Seção

Dossiê - Esporte, Literatura e Cultura