O futebol-teatro de Nelson Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.2.167-176Palavras-chave:
Nelson Rodrigues, futebol, teatroResumo
A partir de crônicas de Nelson Rodrigues sobre o futebol, este artigo pretende destacar uma convergência entre o modo como o cronista interpreta esse esporte e suas ideias a respeito do teatro.
Downloads
Referências
CORNELSEN, Elcio L. A “linguagem do futebol” segundo Pasolini: “futebol de prosa” e “futebol de poesia”. Caligrama: revista de estudos românicos, Belo Horizonte: FALE- UFMG, v. 11, p. 175-203, dez. 2006.
PASOLINI, Píer Paolo. O gol fatal. Trad. Maurício Santana Dias. Folha de S.Paulo, 6 mar. 2005. Caderno Mais!, p. 4-5. Disponível em: http://blogln.ning.com/profiles/blogs/ futebol-de-prosa-e-futebol-de. Acesso em: 27 de maio de 2012.
RAMOS, Graciliano. Traços a esmo (sob o pseudônimo de J. Calisto). In: RAMOS, Graciliano. O índio. Palmeira dos Índios, AL, 1921. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd10/ palha1.htm. Acesso em: 27 maio 2011. Republicado em RAMOS, Graciliano. Traços a esmo. Crônica XI. In: RAMOS, Graciliano. Linhas tortas. Rio de Janeiro: Record, 1975. p. 79.
RODRIGUES, Nelson. À sombra das chuteiras imortais: crônicas de futebol. Seleção e notas Ruy Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SANTIAGO, Silviano (Org.). Intérpretes do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002. 3 v.
WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Ram Avraham Mandil (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).