Que modernidade? o esporte em Os Maias (Eça de Queirós, 1888)
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.2.201-217Palavras-chave:
esporte, modernidade, PortugalResumo
Este estudo tem por objetivo discutir as representações de esporte em Os Maias (Eça de Queirós, 1888), um dos mais celebrados romances escritos em língua portuguesa. Argumentamos que os olhares do literato podem nos auxiliar a compreender a presença da prática no quadro das tensões culturais existentes em Portugal nas décadas finais do século 19, inclusive no que se refere à relação do país com o ideário e imaginário da modernidade.
Downloads
Referências
BERRINI, Beatriz. Eça de Queiroz: precursor da modernidade. In: BERRINI, Beatriz (Org.). Eça e Machado. São Paulo: Ed. PUC-SP, 2005. p. 39-60.
CASTELO, Cláudia. “O modo português de estar no mundo”: o luso -tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa. Porto: Afrontamento, 1999.
COSTA, Vitor Manuel Mourão Gonçalves da. O desporto e a sociedade em Portugal – fins do século XIX – princípios do século XX. 1999. Dissertação (Mestrado em História Social Contemporânea) Lisboa: ISCTE, 1999.
CRESPO, Jorge. A história do corpo. Lisboa: Difel, 1990.
FREIXO, Adriano de. Minha pátria é a língua portuguesa. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009.
GLEDSON, John. Machado de Assis e Eça de Queiroz: a crítica de 1878 e a internacionalização do romance. In: BERRINI, Beatriz (Org.). Eça e Machado. São Paulo: Editora da PUC-SP, 2005. p. 111-132.
MARQUES, A. H. de Oliveira. Breve história de Portugal. Queluz de Baixo: Presença, 2005.
MELO, Victor Andrade de. Esporte e lazer: conceitos – uma introdução histórica. Rio de Janeiro: Apicuri/Faperj, 2010.
PIMENTA, Fernando Tavares. Portugal e o século XX: Estado-Império e descolonização (1890-1975). Lisboa: Edições Afrontamento, 2010.
QUEIROZ, Eça de. Os Maias. Lisboa: Ed. Livros do Brasil, 2006.
QUEIRÓS, Eça de. Cartas da Inglaterra, Lisboa: 1905. Disponível em: http://figaro.fis. uc.pt/queiros/obras/Londres/Cartas_Inglaterra20070619.html. Acesso: 28 abr. 2011.
QUENTAL, Antero de. Causas da decadência dos povos peninsulares nos três últimos séculos. Lisboa: Edições Tinta-da-China, 2008.
ROCHA, João Cezar de Castro. Machado de Assis e Eça de Queiroz: formas de apropriação. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/pgh/images/stories/machado_de_assis__ea_de_ queirs_formas_de_apropriao.pdf. Acesso: 28 abr. 2011.
ROSA, Alberto Machado da. Eça, discípulo de Machado? Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1963.
SANTIAGO, Silviano. Eça, autor de Madame Bovary. In: SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. São Paulo: Perspectiva, 1978. p. 49-65.
VAQUINHAS, Irene Maria. O conceito de “decadência fisiológica da raça” e o desenvolvimento do esporte em Portugal (finais do século XIX/princípios do século XX). Revista de História das Idéias, Coimbra, v. 14, p. 365-387, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Victor Andrade de Melo (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).