Lendo narrativas da mobilidade: localidade e movimento em Paysage fer, de François Bon
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.29-55Palavras-chave:
mobilidade, localidade, espaço literárioResumo
O tema das mobilidades tem se manifestado cada vez mais como um foco principal de questionamento para o entendimento crítico das estruturas e processos globais. Essa conscientização é sem dúvida um resultado direto das complexidades que as mobilidades contemporâneas nos instigam a investigar. Enquanto as conexões entre globalização e mobilidades já estão bem documentadas em algumas ciências sociais e humanas (especialmente a sociologia, a antropologia e a geografia humana), menos atenção tem sido dedicada à potencial relevância de uma investigação literária das mobilidades globais, particularmente no que diz respeito a trabalhos estreitamente ligados a contextos locais. Focalizado no livro de François Bon Paysage fer (2000), o ensaio pretende analisar como o texto logra fornecer uma visada particularmente aguda da mobilidade narrativa que se conecta com um conjunto de ensaios críticos e promove uma compreensão renovada da relação entre localidade e mobilidade.
Downloads
Referências
ADEY, Peter. Mobility. London/New York: Routledge, 2010.
APPADURAI, Arjun. The social life of things: commodities in cultural perspective. Cambridge/ New York: Cambridge University Press, 1986.
APPADURAI, Arjun. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.
ATKINSON, Paul. The ethnographic imagination: textual constructions of reality. London/ New York: Routledge, 1990.
AUGÉ, Marc. Non-lieux: introduction à une anthropologie de la surmodernité. Paris: Seuil, 1992.
AUGÉ, Marc. L’impossible voyage. Le tourisme et ses images. Paris: Payot, 1997.
AUGÉ, Marc. Pour une anthropologie de la mobilité. Paris: Payot, 2009.
BAKHTIN, M. Esthétique et théorie du roman. Paris: Gallimard, 1978.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacres et simulation. Paris: Galilée, 1981.
BAUMAN, Zygmunt. Liquid modernity. Cambridge, UK; Malden, MA: Polity Press; Blackwell, 2000.
BECK, Ulrich; WILLMS, Johannes. Conversations with Ulrich Beck. Cambridge, UK; Malden, MA: Polity Press in association with Blackwell, 2004.
BLANCKEMAN, Bruno. Les fictions singulières: étude sur le roman français contemporain. Paris: Prétexte Éditeur, 2002.
BLANCKEMAN, Bruno. Le souci de société (sur quelques écritures néoréalistes). In: COLLOMB, Michel (Ed.). L’empreinte du social dans le roman depuis 1980. Montpellier: Publications de l’Université Paul Valéry, 2005. p. 25-34.
BLANCKEMAN, Bruno. Objectif réel. In: HAVERCROFT, Barbara; MICHELUCCI, Pascal; RIENDEAU, Pascal (Dir.). Le roman français de l’extrême contemporain. Écritures, engagements, énonciations. Québec: Nota Bene, 2010. p. 223-233.
BON, François. Un fait divers. Paris: Fayard, 1994. BON, François. Autoroute. Paris: Seuil, 1999.
BON, François. Paysage fer. Lagrasse: Verdier, 2000. BON, François. Daewoo. Paris: Fayard, 2004.
BROSSEAU, Marc. Des romans-géographes: essai. Paris: L’Harmattan, 1996. BUTOR, Michel. Essais sur le roman. Paris: Gallimard, 1969.
CASANOVA, Pascale. La république mondiale des lettres. Paris: Seuil, 1999.
CLIFFORD, James. Routes: travel and translation in the late twentieth century. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1997.
CRESSWELL, Tim. On the move: mobility in the modern western world. New York: Routledge, 2006.
CRESSWELL, Tim. Towards a politics of mobility. In: PIETERSE, E. Edjabe (Ed.) African cities reader II: mobilities and fixtures. Vlaeberg, South Africa: African Centre for Cities/ Chimurenga Magazine, 2011. p. 159-171.
DE CERTEAU, Michel. L’invention du quotidien. Arts de faire. Paris: Gallimard, 1990. Tome 1.
EDENSOR, Tim. Commuter: mobility, rhythm and commuting. In: CRESSWELL, Tim; MERRIMAN, Peter (Ed.). Geographies of mobilities: practices, spaces, subjects. Farnham: Ashgate, 2011. p. 189-203.
ERNAUX, Annie. Journal du dehors. Paris: Gallimard, 1993.
FOREST, Philippe. Le roman, le réel: un roman, est-il encore possible? Saint-Sébastien- sur-Loire: Pleins Feux, 1999.
GAMBAO, Santiago. El síndrome de Ulises. Bogotá: Editorial Planeta Colombiana, 2005.
GEERTZ, Clifford. The interpretation of cultures: selected essays. New York: Basic Books, 1973.
GIDDENS, Anthony. Modernity and self-identity: self and society in the late modern age. Stanford, CA: Stanford University Press, 1991.
GIDDENS, Anthony. Runaway world: how globalization is reshaping our lives. New York: Routledge, 2000.
GOTO, Hiromi. Chorus of mushrooms. Edmonton: NeWest Press, 1994.
KAUFMANN, Vincent. Re -thinking mobility: contemporary sociology. Aldershot, Hampshire, England; Burlington, VT: Ashgate, 2002.
LATOUR, Bruno. Changer de société – refaire de la sociologie. Paris: La Découverte, 2006.
LATOUR, Bruno. La mondialisation fait-elle un monde habitable? Territoire 2040, n. 2. Disponible em: http://territoires.gouv.fr/, n. pag.n.d.. Accessed in: 20 Feb. 2012.
LE CLÉZIO, J. -M G. Révolutions. Paris: Gallimard, 2003.
LEFEVERE, André. Why waste our time on rewrites? In: HERMANS, Theo (Ed.). The manipulation of literature. studies in literary translation. London: Croon Helm, 1985. p. 215-243.
MORETTI, Franco. Graphs, maps, trees: abstract models for a literary history. London/ New York: Verso, 2005.
NDIAYE, Marie. Trois femmes puissantes. Paris: Gallimard, 2009. PEREC, Georges. Espèces d’espaces. Paris: Galilée, 1974.
POIRIER, Jacques. Marc Augé, ethnosociologue de lui-même. In: BAUDORRE, Philippe; RABATÉ, Dominique; VIART, Dominique (Ed.). Littérature et sociologie. Bordeaux: Presses Universitaires de Bordeaux, 2007. p. 159-173.
PRATT, Mary Louise. Imperial eyes: travel writing and transculturation. London/New York: Routledge, 1992.
RICŒUR , Paul. Qu’est- ce qu’un texte? In: RICŒUR , Paul. Du texte à l’action : Essais d’herméneutique II. Paris: Seuil, 1986. p. 137-159.
RICŒUR, Paul. Soi-même comme un autre. Paris: Seuil, 1990. ROLIN, Jean. Terminal frigo. Paris: P.O.L., 2005.
ROLIN, Olivier. Suite à l’Hôtel Crystal. Paris: Seuil, 2004
SCHIVELBUSCH, Wolfgang. The railway journey: the industrialization of time and space in the 19th century. Berkeley, Calif: University of California Press, 1986.
SHERINGHAM, Michael. Paysage fer et le travail du regard. In: VIART, Dominique; VRAY, Jean-Bernard (Dir.). François Bon: éclats de réalité. Saint-Etienne: Publications de l’Université de Saint-Etienne, 2010. p. 115-128.
SIMMEL, Georg; FRISBY, David; FEATHERSTONE, Mike. Simmel on culture: selected writings. London: Thousand Oaks; Calif: Sage Publications, 1997.
SIMON, Claude. Le Jardin des lantes. Paris: Minuit, 1997.
SOJA, Edward W. Postmodern geographies: the reassertion of space in critical social theory. London/New York: Verso, 1989.
TOMLINSON, John. Globalization and culture. Chicago: University of Chicago Press, 1999.
URRY, John. Mobilities. Cambridge, UK; Malden, MA: Polity, 2007.
VASSET, Philippe. Un livre blanc: récit avec cartes. Paris: Fayard, 2007.
VIART, Dominique; VERCIER, Bruno. La littérature française au présent: héritage, modernité, mutations. Paris: Bordas, 2005.
VIART, Dominique. Fiction en procès. In: BLANCKEMAN, Bruno et al. (Ed.) Le roman français au tournant du XXIe siècle. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 2004. p. 289-303
VIART, Dominique; VRAY, Jean-Bernard. François Bon: éclats de réalité. Saint-Étienne: Publications de l’Université de Saint-Etienne, 2010.
VIRILIO, Paul. L’horizon négatif: essai de dromoscopie. Paris: Galilée, 1984.
WESTPHAL, Bertrand. La géocritique: réel, fiction, espace. Paris: Minuit, 2007.
ZIZEK, Slavoj; DALY, Glyn. Conversations with Zizek. Cambridge, UK; Malden, MA: Polity, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Pascal Gin (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).