Migrações ficcionais do observador: o olhar exterior sobre o Canadá e suas mediações

Autores

  • Walter Moser Universidade de Ottawa Autor

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.57-68

Palavras-chave:

migração, mobilidade cultural, estratagema do olhar alheio, literatura canadense, cinema estrangeiro

Resumo

Pais de imigração, o Canadá é rico em textos literários – tanto anglófonos como francófonos – escritos por imigrantes. Recentemente, a crítica literária, interessada na representação da alteridade cultural, desenvolveu o paradigma da “literatura migrante”. Ora, existe um estratagema bastante antigo para lançar um olhar estranho e estrangeiro sobre a própria cultura, que consiste em inventar um observador exterior que se desloca. Aplicado de maneira paradigmática na obra Les lettres persanes [Cartas persas], de Montesquieu esse estratagema apresenta uma modalidade particular quando o olhar exterior é narrativamente construído pelo deslocamento de um personagem, que, longe de ser estrangeiro, vem de sua própria cultura – canadense no caso – e se desloca para lançar um olhar exterior sobre ela. De fato, esse olhar interno, transformando-se em externo, adquire um potencial crítico. Analisa-se aqui esse estratagema, com o objetivo de ressaltar seu valor crítico, em dois romances – The englishman’s boy, de Vanderhaeghe, e The navigator of New York, de Johnston – e no filme , de Robert Lepage.

Referências

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VANDERHAEGHE, Guy. The englishman’s boy. Toronto: McClelland & Stewart, 1996.

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Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Dossiê - Migrações Literárias - Migrações Teóricas, Exercícios Literários

Como Citar

Migrações ficcionais do observador: o olhar exterior sobre o Canadá e suas mediações. (2012). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 22(3), 57-68. https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.57-68