Migrações ficcionais do observador: o olhar exterior sobre o Canadá e suas mediações
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.57-68Palavras-chave:
migração, mobilidade cultural, estratagema do olhar alheio, literatura canadense, cinema estrangeiroResumo
Pais de imigração, o Canadá é rico em textos literários – tanto anglófonos como francófonos – escritos por imigrantes. Recentemente, a crítica literária, interessada na representação da alteridade cultural, desenvolveu o paradigma da “literatura migrante”. Ora, existe um estratagema bastante antigo para lançar um olhar estranho e estrangeiro sobre a própria cultura, que consiste em inventar um observador exterior que se desloca. Aplicado de maneira paradigmática na obra Les lettres persanes [Cartas persas], de Montesquieu esse estratagema apresenta uma modalidade particular quando o olhar exterior é narrativamente construído pelo deslocamento de um personagem, que, longe de ser estrangeiro, vem de sua própria cultura – canadense no caso – e se desloca para lançar um olhar exterior sobre ela. De fato, esse olhar interno, transformando-se em externo, adquire um potencial crítico. Analisa-se aqui esse estratagema, com o objetivo de ressaltar seu valor crítico, em dois romances – The englishman’s boy, de Vanderhaeghe, e The navigator of New York, de Johnston – e no filme Nô, de Robert Lepage.
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Non-lieux. Introduction à une anthropologie de la surmodernité. Paris: Seuil, 1992.
JAMESON, Fredric. Third-world literature in the era of multinational Capitalism. Social Text, n. 15, p. 65-86, 1986.
JOHNSTON, Wayne. The navigator of New York. Toronto: Alfred Knopf, 2002.
MONTESQUIEU. Lettres persanes. Paris: Garnier, 1960.
NÔ. Direção: Robert Lepage. País: Canadá: New Yorker Films/Alliance Atlantis Communications Inc, 1998 (85 min.)
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Essai sur l’origine des langues. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Œuvres posthumes. Paris: A. Bélin, 1817. Tome III. p. 501-543.
VANDERHAEGHE, Guy. The englishman’s boy. Toronto: McClelland & Stewart, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Walter Moser (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).