Migrações ficcionais do observador: o olhar exterior sobre o Canadá e suas mediações
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.57-68Palavras-chave:
migração, mobilidade cultural, estratagema do olhar alheio, literatura canadense, cinema estrangeiroResumo
Pais de imigração, o Canadá é rico em textos literários – tanto anglófonos como francófonos – escritos por imigrantes. Recentemente, a crítica literária, interessada na representação da alteridade cultural, desenvolveu o paradigma da “literatura migrante”. Ora, existe um estratagema bastante antigo para lançar um olhar estranho e estrangeiro sobre a própria cultura, que consiste em inventar um observador exterior que se desloca. Aplicado de maneira paradigmática na obra Les lettres persanes [Cartas persas], de Montesquieu esse estratagema apresenta uma modalidade particular quando o olhar exterior é narrativamente construído pelo deslocamento de um personagem, que, longe de ser estrangeiro, vem de sua própria cultura – canadense no caso – e se desloca para lançar um olhar exterior sobre ela. De fato, esse olhar interno, transformando-se em externo, adquire um potencial crítico. Analisa-se aqui esse estratagema, com o objetivo de ressaltar seu valor crítico, em dois romances – The englishman’s boy, de Vanderhaeghe, e The navigator of New York, de Johnston – e no filme Nô, de Robert Lepage.
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Referências
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