Toda Odisseia tem um final feliz? (A propósito de poesia e diáspora)
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.83-93Palavras-chave:
diáspora, viagem transcultural, poesiaResumo
O conceito de diáspora, no contexto pós-colonial, alcança renovados significados. A partir das propostas de clássicos da diáspora e das contribuições do pensamento quebequense e cubano atuais, são estudados diversos entendimentos de viagem como modalidade discursiva metafórica da modernidade tardia, assim como a noção de sujeito migrante, referido ao mundo transnacional e suas identidades transculturais. A partir desse matizado corpus teórico, leio textos de Juana Rosa Pita, Carlota Caulfield e Alina Galliano, representativos da prática criativa da poesia feminina cubana com seus múltiplos focos dispersos pelo mundo, analisando, sobretudo, as escrituras ficcionais do eu na destrascendentalização da origem e na criação de novos modos de autoprodução cultural, contribuições principais da estética da diáspora contemporânea.
Downloads
Referências
ÁLVAREZ BORLAND, Isabel. La lengua nómada. Orígenes y la diáspora del 90. Revista Encuentro de la Cultura Cubana, Madrid, v. 33, p. 265-274, 2004.
ÁLVAREZ BORLAND, Isabel. Fertile Multiplicity: Zoé Valdés and the Writer of the ‘90s Generation. In: MÉNDEZ RODENAS, Adriana. Diáspora o Identidad: ¿Adónde va la cultura cubana? Revista Hispano-Cubana, Madrid, n. 8, p. 43-49, 2000.
ÁLVAREZ BORLAND, Isabel. Identity and diaspora. Cuban cultures at the crossroads. In: O’REILLY, Andrea Herrera (Ed.). Cuba: idea of a nation displaced. New York: SUNY Press, 2007. p. 143-160.
BARQUET, Jesús J. Nueve criterios para armar y una conclusión esperanzada. In: BARQUET, Jesús J.; CODINA, Norberto (Org.). Poesía cubana del siglo XX. Antología. México: Fondo de Cultura Económica, 2002. p. 7-39.
KAPLAN, Caren. Questions of travel: postmodern discourses of displacement. Durham: Duke UP, 1996.
BOLAÑOS, Aimée G. Poesía insular de signo Infinito. Una lectura de poetas cubanas de la diáspora. Madrid: Betania, 2008.
BOLAÑOS, Aimée G. Las Otras. Antologia mínima del silencio. Madrid: Torremozas, 2004.
BOLAÑOS, Aimée G. Las palabras viajeras. Madrid: Betania, 2010.
BOLAÑOS, Aimée G. Diáspora. In: Zilá Bernd (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010. p. 167-187.
BRAH, Avtar. Cartographies of diaspora: contesting identities. London; NewYork: Routledge, 1998.
CAULFIELD, Carlota. Autorretrato en ojo ajeno. Madrid: Betania, 2001.
CAULFIELD, Carlota Movimientos metálicos para juguetes abandonados. Islas Canarias: Gobierno de Canarias, 2003.
CAULFIELD, Carlota. A mapmaker’s diary. selected poems. Trans. Mary Berg in collaboration with the author. Prologue [M.G. B.]. Carlota Caulfield, poet in transit by Aimée G. Bolaños. New York/Buffalo: White Pine Press, 2007.
CHÁVEZ RIVERA, Armando. Cuba per se: cartas de la diáspora. Miami: Universal, 2009.
CLIFFORD, James. Travelling cultures. In: GROSSBERG, Laurence; NELSON Gary; TREICHLER, Paula (Ed.) Cultural studies. New York: Routledge, 1992. p. 96-112.
CLIFFORD, James. Diaspora. Cultural Antropology, v. 9, n. 3, p. 302-398, 1994.
DUANY, Jorge. Networks, Remittances, and Family Restaurants: the Cuban Diaspora from a Transnational Perspective. In: O’REILLY, Andrea Herrera (Ed.). Cuba: idea of a nation displaced. New York: SUNY Press, 2007. p. 161-175.
FORNET, Ambrosio. Memorias recobradas. Santa Clara: Capiro, 2000.
GALLIANO, Alina. En el vientre del trópico. Prólogo de Carlos Franqui. New York: Serena Bay Books, 1994.
GALLIANO, Alina. Otro fuego a liturgia. Prólogo de Aimée G. Bolaños. Epílogo de Octavio de la Suarée. Madrid: Betania, 2007.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Liv Sovik (Org.). Trad. Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.
HAREL, Simon. Le fauteuil d’écoute. In: HAREL, Simon; JACQUES, Alexandre; ST.- AMANT, Stéphanie (Org.). Le cabinet d’autofictions. Montréal: Cahiers du Célat-UQÀM, 2000. p. 25-44.
HAREL, Simon. Demander refuge à la littérature: l’écriture expatriée de V. S. Naipaul? In: OUELLET, Pierre et al. (Dir.). Identités narratives: mémoire et perception. Montréal: CELAT/Les Presses de l’Université Laval, 2002. p. 129-151.
O’REILLY HERRERA, Andrea (Ed.). Cuba: idea of a nation displaced. New York: SUNY Press, 2007.
OUELLET, Pierre et al. (Dir.). Identités narratives: mémoire et perception. Montréal: CELAT/Les Presses de l’Université Laval, 2002. p. 129-151.
OUELLET, Pierre. L’esprit migrateur: essai sur le non-sens commun. Montréal: VLB, 2005.
OUELLET, Pierre. Le principe d’alterité. Introduction. In: OUELLET, Pierre; HAREL, Simon (Dir.). Quel Autre?: l’altérité en question. Montréal: VLB, 2007. p. 7-43.
PÉREZ FIRMAT, Gustavo. Trascender el exilio: la literatura cubano-americana hoy. In: FORNET, Ambrosio. Memorias recobradas. La Habana: Capiro, 2000. p. 16-29.
PITA, Juana Rosa. Cantar de Isla. Selección y prólogo de Virgilio López Lemus. La Habana: Letras Cubanas, 2003.
PITA, Juana Rosa. Pensamiento en el tiempo. Miami: Amatori, 2005.
PITA, Juana Rosa. Viajes de Penélope/ I viaggi di Penelope. Prefazione di Martha L. Canfield. Postfazione di Reinaldo Arenas. Pasian di Prato: Campanotto, 2007.
RIVERO, Eliana. Discursos desde la diáspora. Cádiz: Aduana Vieja, 2005.
RIVERO, Eliana. In two or more (dis)places: Articulating a marginal exprience of the Cuban diaspora. In: O’REILLY, Andrea (Ed.). Cuba: idea of a nation displaced. New York: SUNY Press, 2007. p. 194-214.
ROJAS, Rafael. Diaspora and memory in Cuban literature. In: O’REILLY, Andrea (Ed.). Cuba: idea of a nation displaced. New York: SUNY Press, 2007. p. 237-251.
SAID, Edward. The world, the text and the critics. Cambridge: Harvard University Press, 1983.
SAID, Edward. Culture and imperialism. New York: Alfred A. Knopf, 1993.
SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SPIVAK, Gayatri. Death of a discipline. New York: Columbia University Press, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Aimée González Bolaños (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).