Toda Odisseia tem um final feliz? (A propósito de poesia e diáspora)
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.83-93Palavras-chave:
diáspora, viagem transcultural, poesiaResumo
O conceito de diáspora, no contexto pós-colonial, alcança renovados significados. A partir das propostas de clássicos da diáspora e das contribuições do pensamento quebequense e cubano atuais, são estudados diversos entendimentos de viagem como modalidade discursiva metafórica da modernidade tardia, assim como a noção de sujeito migrante, referido ao mundo transnacional e suas identidades transculturais. A partir desse matizado corpus teórico, leio textos de Juana Rosa Pita, Carlota Caulfield e Alina Galliano, representativos da prática criativa da poesia feminina cubana com seus múltiplos focos dispersos pelo mundo, analisando, sobretudo, as escrituras ficcionais do eu na destrascendentalização da origem e na criação de novos modos de autoprodução cultural, contribuições principais da estética da diáspora contemporânea.
Downloads
Referências
ÁLVAREZ BORLAND, Isabel. La lengua nómada. Orígenes y la diáspora del 90. Revista Encuentro de la Cultura Cubana, Madrid, v. 33, p. 265-274, 2004.
ÁLVAREZ BORLAND, Isabel. Fertile Multiplicity: Zoé Valdés and the Writer of the ‘90s Generation. In: MÉNDEZ RODENAS, Adriana. Diáspora o Identidad: ¿Adónde va la cultura cubana? Revista Hispano-Cubana, Madrid, n. 8, p. 43-49, 2000.
ÁLVAREZ BORLAND, Isabel. Identity and diaspora. Cuban cultures at the crossroads. In: O’REILLY, Andrea Herrera (Ed.). Cuba: idea of a nation displaced. New York: SUNY Press, 2007. p. 143-160.
BARQUET, Jesús J. Nueve criterios para armar y una conclusión esperanzada. In: BARQUET, Jesús J.; CODINA, Norberto (Org.). Poesía cubana del siglo XX. Antología. México: Fondo de Cultura Económica, 2002. p. 7-39.
KAPLAN, Caren. Questions of travel: postmodern discourses of displacement. Durham: Duke UP, 1996.
BOLAÑOS, Aimée G. Poesía insular de signo Infinito. Una lectura de poetas cubanas de la diáspora. Madrid: Betania, 2008.
BOLAÑOS, Aimée G. Las Otras. Antologia mínima del silencio. Madrid: Torremozas, 2004.
BOLAÑOS, Aimée G. Las palabras viajeras. Madrid: Betania, 2010.
BOLAÑOS, Aimée G. Diáspora. In: Zilá Bernd (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010. p. 167-187.
BRAH, Avtar. Cartographies of diaspora: contesting identities. London; NewYork: Routledge, 1998.
CAULFIELD, Carlota. Autorretrato en ojo ajeno. Madrid: Betania, 2001.
CAULFIELD, Carlota Movimientos metálicos para juguetes abandonados. Islas Canarias: Gobierno de Canarias, 2003.
CAULFIELD, Carlota. A mapmaker’s diary. selected poems. Trans. Mary Berg in collaboration with the author. Prologue [M.G. B.]. Carlota Caulfield, poet in transit by Aimée G. Bolaños. New York/Buffalo: White Pine Press, 2007.
CHÁVEZ RIVERA, Armando. Cuba per se: cartas de la diáspora. Miami: Universal, 2009.
CLIFFORD, James. Travelling cultures. In: GROSSBERG, Laurence; NELSON Gary; TREICHLER, Paula (Ed.) Cultural studies. New York: Routledge, 1992. p. 96-112.
CLIFFORD, James. Diaspora. Cultural Antropology, v. 9, n. 3, p. 302-398, 1994.
DUANY, Jorge. Networks, Remittances, and Family Restaurants: the Cuban Diaspora from a Transnational Perspective. In: O’REILLY, Andrea Herrera (Ed.). Cuba: idea of a nation displaced. New York: SUNY Press, 2007. p. 161-175.
FORNET, Ambrosio. Memorias recobradas. Santa Clara: Capiro, 2000.
GALLIANO, Alina. En el vientre del trópico. Prólogo de Carlos Franqui. New York: Serena Bay Books, 1994.
GALLIANO, Alina. Otro fuego a liturgia. Prólogo de Aimée G. Bolaños. Epílogo de Octavio de la Suarée. Madrid: Betania, 2007.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Liv Sovik (Org.). Trad. Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.
HAREL, Simon. Le fauteuil d’écoute. In: HAREL, Simon; JACQUES, Alexandre; ST.- AMANT, Stéphanie (Org.). Le cabinet d’autofictions. Montréal: Cahiers du Célat-UQÀM, 2000. p. 25-44.
HAREL, Simon. Demander refuge à la littérature: l’écriture expatriée de V. S. Naipaul? In: OUELLET, Pierre et al. (Dir.). Identités narratives: mémoire et perception. Montréal: CELAT/Les Presses de l’Université Laval, 2002. p. 129-151.
O’REILLY HERRERA, Andrea (Ed.). Cuba: idea of a nation displaced. New York: SUNY Press, 2007.
OUELLET, Pierre et al. (Dir.). Identités narratives: mémoire et perception. Montréal: CELAT/Les Presses de l’Université Laval, 2002. p. 129-151.
OUELLET, Pierre. L’esprit migrateur: essai sur le non-sens commun. Montréal: VLB, 2005.
OUELLET, Pierre. Le principe d’alterité. Introduction. In: OUELLET, Pierre; HAREL, Simon (Dir.). Quel Autre?: l’altérité en question. Montréal: VLB, 2007. p. 7-43.
PÉREZ FIRMAT, Gustavo. Trascender el exilio: la literatura cubano-americana hoy. In: FORNET, Ambrosio. Memorias recobradas. La Habana: Capiro, 2000. p. 16-29.
PITA, Juana Rosa. Cantar de Isla. Selección y prólogo de Virgilio López Lemus. La Habana: Letras Cubanas, 2003.
PITA, Juana Rosa. Pensamiento en el tiempo. Miami: Amatori, 2005.
PITA, Juana Rosa. Viajes de Penélope/ I viaggi di Penelope. Prefazione di Martha L. Canfield. Postfazione di Reinaldo Arenas. Pasian di Prato: Campanotto, 2007.
RIVERO, Eliana. Discursos desde la diáspora. Cádiz: Aduana Vieja, 2005.
RIVERO, Eliana. In two or more (dis)places: Articulating a marginal exprience of the Cuban diaspora. In: O’REILLY, Andrea (Ed.). Cuba: idea of a nation displaced. New York: SUNY Press, 2007. p. 194-214.
ROJAS, Rafael. Diaspora and memory in Cuban literature. In: O’REILLY, Andrea (Ed.). Cuba: idea of a nation displaced. New York: SUNY Press, 2007. p. 237-251.
SAID, Edward. The world, the text and the critics. Cambridge: Harvard University Press, 1983.
SAID, Edward. Culture and imperialism. New York: Alfred A. Knopf, 1993.
SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SPIVAK, Gayatri. Death of a discipline. New York: Columbia University Press, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Aimée González Bolaños (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).