A revolução tranquila e as mobilidades políticas e culturais no Quebec
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.139-147Palavras-chave:
Revolução Tranquila, mobilidades geográficas, migrações políticas e culturais, literatura quebequenseResumo
O artigo visa analisar os trânsitos políticos e culturais desencadeados pela chamada Revolução Tranquila ocorrida nos anos 1960 na província do Quebec e que tiveram como consequência a ruptura radical com um sistema social de base tradicional sob a tutela da Igreja Católica, levando a sociedade a se repensar em termos identitários e a promover uma ampla tomada de consciência sobre sua pertença à América e sobre a necessidade de afirmação de uma especificidade quebequense. Destaca-se, de um lado, o papel de Gaston Miron como um dos principais artífices que desenhou uma nova cartografia literária do Quebec francófono e, de outro, o revival desse período realizado pelo filme C.R.A.Z.Y., de 2005, do cineasta quebequense Jean-Marc Vallée. O filme homenageia a Revolução Tranquila ao sublinhar as mobilidades culturais entre as gerações no Quebec dos anos 1960, os deslocamentos do personagem entre o Canadá e Israel e as passagens da tradição para a modernidade.
Referências
AGUIAR, F. A marcha à poesia. In: MIRON, G. O homem restolhado. Trad. Flávio Aguiar. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 5-9.
BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2012.
BILODEAU, P. C.R.A.Z.Y. ou la vérité folle d’un amour fou. Disponível em: http:// www.ledevoir.com/culture/cinema/82309/c-r-a-z-y-ou-la-verite-folle-d-un-amour-fou. Acesso em: 2 maio 2010.
BOWIE, David. Space odity. In: ___. David Bowie. [UK] Philips, 1969. Disponível em: http://www.teenagewildlife.com/Albums/SO/SO.html. Acesso em: 28 jun. 2012.
C.R.A.Z.Y. Direção: Jean-Marc Vallée. Montreal: TVA films, Montreal, 2005. 129 min.
C.R.A.Z.Y. Disponível em: http://fr.wikipedia.org/wiki/C.R.A.Z.Y._(film). Acesso em: 2 maio 2010.
FERRON, Jacques. Contes du pays incertain. In: FERRON, J. Contes. Montréal: Éditions HMH, 1968. p. 11-98.
JONES, R. Do regime inglês aos dias de hoje. In: BELANGER, A.; HANCIAU, N.; DION, S. (Org.). A América francesa: introdução à cultura quebequense. Rio Grande: Abecan/FURG, 1999. p. 173-189.
MIRON, Gaston. O homem restolhado. Trad. Flávio Aguiar. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PEGADAS NA AREIA. Disponível em: http://www.espiritismogi.com.br/mensagens/ areia.htm. Acesso em: 28 jun. 2012.
RÉVOLUTION TRANQUILLE. Disponível em: http://fr.wikipedia.org/wiki/ R%C3%A9volution_tranquille. Acesso em: 28 jun. 2012.
ROBIN, Régine. Le deuil de l’origine; une langue en trop, la langue en moins. Saint Denis: Presses de l’Université de Vincennes, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Zilá Bernd (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).