Migrações do eu: recurso à autoficção em Sérgio Kokis
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.177-189Palavras-chave:
autoficção, autoria, Sérgio KokisResumo
A partir de um enfoque comparatista, o texto propõe-se a refletir sobre o gênero autoficcional, tendo em vista a presença significativa da escrita de si, do eu na literatura contemporânea, do impulso autobiográfico e do recurso à autoficção como estratégia de criação literária. Além disso, considerando as complexidades e a não rigidez de fronteiras entre o que se entende por discurso ficcional e não ficcional, o presente estudo intenta discutir as mobilidades intersubjetivas – autoficção, memória e imaginário – e a coerência ou não de relacionar tais categorias críticas ao romance de Sérgio Kokis, A casa dos espelhos (2000). Para tal, dar-se-á maior relevo às questões acerca da identidade migrante, da fabulação, da construção do texto, da mobilidade que se aninha no conceito de autoficção, gênero híbrido capaz de “performar” a imagem do eu autoral presente no texto.
Referências
AZEVEDO, Luciene Almeida de. Autoficção e literatura contemporânea. Revista Brasileira de Literatura Comparada, São Paulo, n. 12, p. 31-49, 2008.
BARBOSA, Nelson Luís Barbosa. Infinitivamente pessoal: a autoficção de Caio Fernando Abreu, o biógrafo da emoção. 2009. 401f. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http:// www.teses.usp.br/teses/.../8/8151/.../NELSON_LUIS_BARBOSA.pdf. Acesso: 22 out. 2012.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Antônio Gonçalves. Lisboa: Edições 70, 1987.
BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010.
COLONNA, Vincent. L’autofiction (essai sur la fictionalisation de soi en literature). Doctorat de l’École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris, 1989.
COLONNA, Vincent. Autofictions & autres mythomanies littéraires. Paris: Éditions Tristram, 2004.
DOUBROVSKY, Serge. Écriture de soi et lecture de l’autre. Dijon: Éditions Universitaires de Dijon, 2002.
DOUBROVSKY, Serge. Fils. Paris: Galilée, 1977.
DOUBROVSKY, Serge. Un amour de soi. Paris: Galilée, 1982.
DOUBROVSKY, Serge; LECARME, Jacques; LEJEUNE, Philippe (Dir.). Autofictions et cie. Cahiers RITM, Université de Paris X, n. 6, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Jacqueline Oliveira Leão (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).