O processo de criação literária através das fronteiras culturais: uma leitura de “Swimming Lessons,” de Rohinton Mistry
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.205-213Palavras-chave:
criação literária, deslocamento cultural, identidade culturalResumo
O objetivo deste artigo é considerar o processo de criação literária, conforme recriado pelo escritor Rohinton Mistry, em seu conto “Swimming lessons”. O deslocamento da personagem principal da Índia para o Canadá lhe permite transformar suas memórias do lar em tema de ficção e assim cruzar fronteiras culturais. Desta maneira, a literatura torna-se um espaço de reflexão no qual a personagem pode considerar a sua situação na diáspora.
Downloads
Referências
ASHCROFT, Bill et al. The empire writes back. London: Routledge, 1989.
BOEHMER, Elleke. Colonial and postcolonial literature. Migrant metaphors. Oxford University Press, 2005
FRASER, Robert. Lifting the sentence. A poetics of postcolonial fiction. Manchester: Manchester University Press, 2000.
FROW, John. Genre. London: Routledge, 2006.
GHOSH, Bishnupriya. When borne across. New Brunswick/New Jersey/London: Rutgers U. Press, 2004.
MIGNOLO, Walter. Beyond dichotomies: translation/transculturation and the colonial difference. Available at: http://www.uni-leipzig.de/~ethno/papermignolo.html. Accessed at: 28 Aug. 2002.
MISTRY, Rohinton. Swimming lessons. In: MISTRY, Rohinton. Swimming lessons and other stories from Firozsha Baag. New York: Vintage International, 1996. p. 229-250.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Cielo Griselda Festino (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).