Guerra aérea na literatura alemã e o caso de Retaliação de Gert Ledig
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.2.93-107Palavras-chave:
Segunda Guerra, guerra aérea, memóriaResumo
Em 1997, W.G. Sebald apresentou duas conferências na Universidade de Zurique, nas quais defendeu que os ataques aéreos sofridos pela Alemanha não encontravam praticamente nenhum eco nas representações literárias produzidas no país. Com a exceção de uma narrativa escrita por Hans Erich Nossack, as poucas descrições ficcionais eram breves e muito ornamentadas, não oferecendo uma imagem aproximada do que foi o horror dos bombardeios. Suas afirmações tiveram grande repercussão, servindo como um impulso fértil para a discussão do assunto. Nesse contexto, Vergeltung (Retaliação) (1956), de Gert Ledig, tornou-se a bandeira do crítico literário Volker Hage para afirmar que a literatura alemã produziu, sim, obras de relevância sobre o tema, mas o trauma não permitiu que houvesse uma recepção positiva dos leitores em geral, razão pela qual esse livro, assim como outros, caiu no esquecimento. Este artigo apresenta a discussão que envolve a tese de Sebald e algumas das características que podem ter ocasionado uma maior resistência a Vergeltung na época de seu lançamento: a brutalidade crua da destruição física e psíquica que trespassa todo o livro e o tratamento que o autor concede à questão dos bombardeios como retaliação.
Downloads
Referências
ASSMANN, Aleida. Der lange Schatten der Vergangenheit. München: C.H. Beck, 2006.
BÖLSCHE, Jochen. “So muss die Höller aussehen”. In: BURGDORFF, Stephan; HABBE, Christian (Org.). Als Feuer vom Himmel fiel: der Bombenkrieg in Deutschland. Bonn: Bundeszentrale für Politische Bildung, 2004. p. 18-38.
FRIEDRICH, Jörg. O incêndio. Tradução de Roberto Rodrigues. Rio de Janeiro: Record, 2006.
HAGE, Volker. Zeugen der Zerstörung: die Literaten und der Luftkrieg. Frankfurt am Main: Fischer, 2003.
LEDIG, Gert. Vergeltung. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2004.
MOELLER, Robert G. Germans as Victims? History & Memory, v. 17, n. 1-2, p. 147-194, Spring/Summer 2005.
RADVAN, Florian. Rezeptionsgeschichte. In: LEDIG, Gert. Vergeltung. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2004. p. 213-222.
RÜSEN, Jörn. Zerbrechende Zeit. Köln; Weimar; Wien: Böhlau, 2001.
SEBALD, Winfried Georg. Guerra aérea e literatura. Tradução de Carlos Abbenseth e Frederico Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Valéria Sabrina Pereira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).