Narrativa transmídia: travessia entre comunicação e letras

Autores

  • Ana Cláudia Munari Domingos Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.159-171

Palavras-chave:

narrativa transmídia, transmidiático, transmidialidade, crossmídia, Jenkins

Resumo

A convergência de mídias e a prática de transmídia são os motes da vez a unir profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda, Cinema e Televisão e ainda os interessados em entretenimento e tecnologia. A transposição de histórias entre diferentes suportes, agora plataformas, é uma atividade que remonta à Bíblia e às narrativas religiosas e que já conheceu conotações diferentes, desde a intertextualidade até a pós-produção. A produção na internet criou novas formas e uma nova linguagem: a hipermídia. A convergência entre as instâncias de produção, mediação e recepção no ciberespaço configura um novo sistema cultural, que invoca a criação de mitos e artes próprias: a hipercultura. Este artigo pretende discutir as implicações desse novo sistema “inter” mídias, agentes, artes e culturas.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Munari Domingos, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora do Mestrado em Leitura e Cognição da UNISC, pesquisadora da área de hiperleitura. Coordenadora do Observatório da leitura na cultura digital e integrante do grupo Intermídia, do CNPq.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Domingos, A. C. M. (2013). Narrativa transmídia: travessia entre comunicação e letras. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 23(3), 159–171. https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.159-171

Edição

Seção

Dossiê - Intermidialidade - Parte V