Narrativa transmídia: travessia entre comunicação e letras
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.159-171Palavras-chave:
narrativa transmídia, transmidiático, transmidialidade, crossmídia, JenkinsResumo
A convergência de mídias e a prática de transmídia são os motes da vez a unir profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda, Cinema e Televisão e ainda os interessados em entretenimento e tecnologia. A transposição de histórias entre diferentes suportes, agora plataformas, é uma atividade que remonta à Bíblia e às narrativas religiosas e que já conheceu conotações diferentes, desde a intertextualidade até a pós-produção. A produção na internet criou novas formas e uma nova linguagem: a hipermídia. A convergência entre as instâncias de produção, mediação e recepção no ciberespaço configura um novo sistema cultural, que invoca a criação de mitos e artes próprias: a hipercultura. Este artigo pretende discutir as implicações desse novo sistema “inter” mídias, agentes, artes e culturas.
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