O visto, o dito e o contradito: dos registros médicos de Lima Barreto ao seu testemunho literário sobre o hospício
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.31-47Palavras-chave:
Lima Barreto, Diário do Hospício, O cemitério dos vivos, Hospital Nacional de AlienadosResumo
Este estudo parte do cotejo de duas fotografias do escritor Lima Barreto, em dois períodos de internação no antigo Hospital Nacional de Alienados. Serão analisadas as circunstâncias históricas das duas imagens, assim como as molduras documentais nas quais estão inseridas. Prosseguindo por esse caminho, pretendemos avançar na identificação de clivagens entre as internações do escritor e no exame dos seus embates com diversos elementos que compõem seu retrato.
Downloads
Referências
BARBOSA, Francisco de Assis. A vida de Lima Barreto. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
BARRETO, Lima. Como o “homem” chegou. In: BARRETO, Lima. Lima Barreto: prosa seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2001. p. 1152-1166.
BARRETO, Lima. Da minha cela. In: BARRETO, Lima. Toda crônica. v. I. Rio de Janeiro: Agir, 2004. p. 398-405.
BARRETO, Lima. Diário do hospício; O cemitério dos vivos. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
BARRETO, Lima. O cemitério dos vivos. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1956.
BARRETO, Lima. Providências policiais. In: BARRETO, Lima. Toda crônica. v. II. Rio de Janeiro: Agir, 2004. p. 39.
BARRETO, Lima. Quem será, afinal? In: BARRETO, Lima. Toda crônica. v. I. Rio de Janeiro: Agir, 2004. p. 450-455.
BIRMAN, Daniela. Escrita e experiência do cárcere em Lima Barreto e Graciliano Ramos. Revista Literatura e Autoritarismo, Santa Maria, dossiê “Escritas da Violência II”, p.78-90, jul. 2010.
BIRMAN, Daniela. Lima Barreto, branco, 33 anos. O Globo, Rio de Janeiro. Prosa & Verso, p. 1. 25 set. 2010.
BOSI, Alfredo. O cemitério dos vivos: testemunho e ficção. In: BARRETO, Lima. Diário do hospício; O cemitério dos vivos. São Paulo: Cosac Naify, 2010. p. 11-39.
BRETAS, Marcos Luiz. Ordem na cidade: o exercício cotidiano da autoridade policial no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
DIAS, Allister Andrew Teixeira. “Dramas de sangue” na cidade: psiquiatria, loucura e assassinato no Rio de Janeiro (1901-1921). 2010. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 1 jul. 2014.
DORIGATTI, Bruno. Lima Barreto, entre o hospício e o cemitério. Site Saraiva Conteúdo. Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2012.
ENGEL, Magali Gouveia. A loucura, o hospício e a psiquiatria em Lima Barreto: críticas e cumplicidades. In: CHALHOUB, Sidney et al. (Org.). Artes e ofícios de curar no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. p. 57-98.
ENGEL, Magali Gouveia. Os delírios da razão: médicos, loucos e hospícios (Rio de Janeiro, 1830-1930). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2008.
FOUCAULT, Michel. L´archéologie du savoir. Paris: Gallimard, 1969.
FACCHINETTI, Cristiana; RIBEIRO, Andrea. Fontes históricas em rede: o caso da história da psiquiatria no Brasil. Revista Textos de la CiberSociedad, n. 16. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2011.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 2008.
MACHADO, Roberto et al. Danação da norma: medicina social e constituição da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.
RESENDE, Beatriz. Diário do Hospício: a crônica da loucura. In: RESENDE, Beatriz. Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Campinas: Editora da Unicamp, 1993.
RESENDE, Beatriz. Profissão: jornalista. In: BARRETO, Lima. Toda crônica. v. II. Rio de Janeiro: Agir, 2004. p. 7-11.
SANTOS, Fernando Sergio Dumas dos; VERANI, Ana Carolina. Alcoolismo e medicina psiquiátrica no Brasil do início do século XX. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 17, supl. 2, p. 401-420, dez. 2010.
SERPA JR., Octavio Domont de. O degenerado. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 17, supl. 2, p. 447-473, dez. 2010.
Fontes de Arquivo
Fundo GIFI. Arquivo Nacional.
Livro de Observações Clínicas do Pavilhão de Observação do Hospital Nacional de Alienados. Biblioteca do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1914.
Livro de Observações Clínicas do Pavilhão de Observação do Hospital Nacional de Alienados. Biblioteca do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1919.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Daniela Birman (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).