Imagens do interior do corpo: a fotografia na poesia feminina
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.141-150Palavras-chave:
poesia, fotografia, radiografia, ultrassonografia, corpoResumo
Ao transformar os textos poéticos em importantes interlocutores do pensamento teórico sobre a fotografia, este artigo propõe uma reflexão sobre a imagem fotográfica tal como tematizada na poesia feminina no decorrer das últimas décadas. Interpretando sua presença nos textos de Wislawa Szymborska, Halina Pooewiatowska, Natasha Trethewey, Rosanna Warren, Marge Piercy e Natalia Gorbanievskaia, o estudo se debruça sobre o questionamento das articulações da relação entre imagem fotográfica e experiência do corpo. Por um lado, notamos uma nítida desconfiança perante a ameaça da redução da experiência corporal através da imagem fotográfica, mas, por outro, com a introdução da radiografia e da ultrassonografia como temas poéticos, descobrimos as possibilidades de uma intensificação de sua expressão.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. La chambre claire: note sur la photographie. Paris: Seuil, 1980.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985. p. 91-107. (Obras Escolhidas I).
BRETON. Le surréalisme et la peinture. Paris: Gallimard, 1965.
CIXOUS, Hélène; GAGNON, Madelaine; LECLERC, Anne. La venue à l’écriture. Paris: Union Générale d’Éditions, 1977.
FIGHT for life. Did This Little Girl Die in Vain? Rescqmed, n. 22, 2009. Disponível em: http://www.resqmed.com/news_letter22.htm. Acesso em: 28 out. 2013.
GORBANIEVSKAIA, Natalia. Izbrannyie stikhotvorienia 1959-2007. Wiersze wybrane 1959-2007. Lublin: Wydawnictwo UMCS, 2008.
HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari, TADEU, Tomaz (Org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 33-118.
IMDAHL, Max. Relationen zwischen Porträt und Individuum. In: IMDAHL, Max. Gesammelte Schriften III. Frankfurt: Suhrkamp, 1996. p. 591-616.
INSIDE Terrorism. The X-Ray Project. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2013.
KRISTEVA, Julia. Pouvoirs de l’horreur: essai sur l’abjection. Paris: Seuil, 1980.
PAWLIKOWSKA-JASNORZEWSKA, Maria. Liryki najpiêkniejsze. Toruñ: Algo, 2004.
PETERS, Peter. W. C. Roentgen and the Discovery of X-Rays. Disponível em:
http://web.archive.org/web/20120118020233/http://www.medcyclopaedia.com/library/radiology/chapter01.aspx. Acesso em: 28 out. 2013.
PIERCY, Marge. What Are Big Girls Made Of? New York: Knopf, 1997.
POŒWIATOWSKA, Halina. Wszystkie wiersze. Kraków: Wydawnictwo Literackie, 2012.
SONTAG, Susan. On Photography. New York: RosettaBooks, 2005.
SZYMBORSKA, Wislawa. Nic dwa razy. Nothing Twice. Kraków: Wydawnictwo Literackie, 1997.
SZYMBORSKA, Wislawa. Poemas. Tradução de Regina Przybycien. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
TIRAK, Lita. The Meaning of the Lost Surfaces: Diane Covert’s The X-Ray Project. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2013.
TRETHEWEY, Natasha. Domestic Work. Minneapolis: Graywolf Press, 2000.
VENDLER, Helen. Poems. Poets. Poetry. An Introduction and Anthology. Boston: Bedford Books, 1997.
WOLF, Naomi. The Beauty Myth: How Images of Beauty Are Used against Women. New York: HarperCollins, 2002.
“ANTY-Edyp” Barbary Wysockiej i Michala Zadary. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2013.
WOO, Joseph. A Short History of the Development of the Ultrasound in the Obstetrics and Gynecology. Disponível em: http://www.ob-ultrasound.net/history1.html. Acesso em: 28 out. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Olga Donata Guerizoli Kempinska (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).