As identidades ficcionais de Raul Pompéia

Autores

  • Franco Baptista Sandanello Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.3.143-156

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Raul Pompéia, Caminha, Schmidt, Fiorani

Resumo

A fortuna crítica da obra de Raul Pompéia – especialmente, de seu romance O Ateneu – foi marcada por uma forte aproximação entre a vida do escritor e sua ficção. No entanto, pouco se falou a respeito de um aspecto muito curioso desta relação complexa entre vida e arte: o papel subsequente de Pompéia na literatura brasileira não como escritor, mas como personagem. Curiosamente, o romancista integra a trama de obras ficcionais como, por exemplo, Tentação, de Adolfo Caminha, O canudo, de Afonso Schmidt, e Investigação sobre Ariel, de Sílvio Fiorani. Nesse sentido, a partir de uma comparação entre estas obras, será discutida a possível figuração ficcional de Pompéia, assim como a posição particular de sua subjetividade dentro da mecânica narrativa de cada texto. Do primeiro ao último, há, por assim dizer, um progressivo distanciamento do universo ficcional por ele criado (como o do citado O Ateneu) e uma ênfase cada vez maior em suas crises e inquietações pessoais.

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Biografia do Autor

Franco Baptista Sandanello, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Raul Pompéia, narrativa, focalização.

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

Sandanello, F. B. (2014). As identidades ficcionais de Raul Pompéia. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 24(3), 143–156. https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.3.143-156