A poética do amor cortês e os trovadores medievais – caracterização, origens e teorias
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.1.215-228Palavras-chave:
trovadores medievais, Amor Cortês, literatura medievalResumo
Entre os séculos XI e XIV – no contexto do desenvolvimento do trovadorismo medieval – o Ocidente Europeu conheceu uma nova forma de sensibilidade que logo ficaria conhecida pelo nome de Amor Cortês. A poesia trovadoresca, os romances corteses e as próprias vidas dos trovadores medievais foram os principais veículos deste novo sistema de práticas e representações. Diversas teorias têm buscado compreender a origem e o significado deste singular fenômeno medieval. O objeto deste artigo será discutir e examinar as relações entre a poesia dos trovadores medievais e o Amor Cortês, bem como as posições teóricas relacionadas com esta questão.
Referências
ANDRÉ CAPELÃO. Tratado do amor cortês. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BLOCH, Howard. Misoginia medieval e a invenção do amor romântico ocidental. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
BOUTIÉRE, Jean; SCHUTZ, Alexander H. Biographies des troubadours. Textes Provençaux des XIII e XIV siécles. Paris: Nizet, 1964.
CAMPOS, Augusto de. Verso, reverso, controverso. São Paulo: Perspectiva, 1988.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador Rio de Janeiro: Zahar, 1994, 2 v.
HUIZINGA, Johan O declínio da idade média. São Paulo: Verbo, 1978.
JEANROY, Alfred. Anthologie des troubadours. 1927.
LUCHAIRE, Achille. La societé française au temps de Philippe Auguste. Paris: Hachette, 1909.
JEANROY, Alfred. Les chansons de Jaufré Rudel. Paris: Champion, 1924.
JEANROY, Alfred. Les poésies de Cercamon. Paris: Champion, 1922.
NELLI, René. Les troubadours. Paris: 1960. (Antologia, 2 v.)
NELLI, René; LAVAUD, René. Les troubadours. Tomo II. Paris: 1960.
NICHOLS Stephen G. (Ed. e Trad.). The songs of Bernard de Ventadorn. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1962.
SCHULTE, A. Standesverrrhaeltnisse der Minnesinger. Zeitschrift für deutsches Altertum und deutsche Literatur, v. 39, p.185-251, 1895.
SPINA, Segismundo. Apresentação da Lírica Trovadoresca. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1956.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 José D'Assunção Barros (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).