A subversão do discurso factual em filmes found footage
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.3.85-94Palavras-chave:
cinema de horror, found footage, reivindicação da veracidade, gêneros factuais, mídiaResumo
Este artigo analisa como o design textual de filmes do formato found footage subverte o discurso factual a fim de potencializar a pretendida sensação de horror na tela. Filmes como Canibal Holocausto (1980), A Bruxa de Blair (1999), Atividade Paranormal (2007) e A Forca (2015) exploram a confusão entre realidade e ficção, interferindo na maneira como parte da audiência reage aos filmes. O artigo também parte do princípio que o found footage é um produto natural da pós-modernidade, que tem a cultura da convergência (JENKINS, 2008) e o desaparecimento do real como duas de suas maiores características.
Referências
ANDREJEVIC, Mark. Reality TV: the work of being watched. Lanham: Rowman & Littlefield, 2004.
AUFDENHEIDE, Patricia. Documentary film: a very short introduction. New York: Oxford University Press, 2007.
BAUDRILLARD, Jean. The transparency of Evil: essays on extreme phenomena. Translated by James Benedict. New York: Verso Books USA, 2002.
CORNER, John. Television, documentary and the Category of the Aesthetic. In: ROSENTHAL, A.; CORNER, J. (Org.). New challenges for documentary. Manchester: Manchester University Press, 2005.
GRODAL, Torben. The experience of realism in audiovisual representation. In: JERSLEY, A. Realism and ‘reality’ in film and media. Copenhagen: Museum Tuscalunum Press, 2002.
HILL, Annette. Restyling ractual TV. New York: Routledge, 2007.
JENKINS, Henry. Convergence culture: where old and new media collide. New York: NYU Press, 2008.
LOPES, Renan. Charlie Charlie: demônio mexicano, brincadeira de criança ou viral que deu certo? In: Gizmodo Brasil, 29 May 2015. Viewed on September 14, 2015. http://gizmodo.uol.com.br/charlie-charlie-viral/.
McLANE, Betsy. A new history of documentary film. 2nd ed. Bloomsbury: A&C Black, 2012.
ROSCOE, Jane; HIGHT, Craig. Faking it: mock-documentary and the subversion of factuality. Manchester: Manchester University Press, 2001.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Claudio Vescia Zanini (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).