A subversão do discurso factual em filmes found footage

Autores

  • Claudio Vescia Zanini Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.3.85-94

Palavras-chave:

cinema de horror, found footage, reivindicação da veracidade, gêneros factuais, mídia

Resumo

Este artigo analisa como o design textual de filmes do formato found footage subverte o discurso factual a fim de potencializar a pretendida sensação de horror na tela. Filmes como Canibal Holocausto (1980), A Bruxa de Blair (1999), Atividade Paranormal (2007) e A Forca (2015) exploram a confusão entre realidade e ficção, interferindo na maneira como parte da audiência reage aos filmes. O artigo também parte do princípio que o found footage é um produto natural da pós-modernidade, que tem a cultura da convergência (JENKINS, 2008) e o desaparecimento do real como duas de suas maiores características.

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Referências

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Zanini, C. V. (2016). A subversão do discurso factual em filmes found footage. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 25(3), 85–94. https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.3.85-94