Os não-lugares da ficção u/distópica no conto "Em terra de cego" de H. G. Wells
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.3.113-131Palavras-chave:
H. G. Wells, utopia, tradição literária inglesa, ficção científica,Resumo
O presente ensaio discute a forma como os elementos do gênero utopia apresentam-se na obra do ficcionista inglês H. G. Wells. Inicialmente, discutimos a importância desse gênero para o desenvolvimento dos chamados “romances científicos”, estabelecendo uma correlação entre a releitura feita por ficcionistas do século XIX do gênero utopia à luz do contexto histórico marcado pela racionalidade científica, de modo a explicar a tendência de construção de narrativas de orientação distópica, como configurado nas obras de Wells. Por fim, apresentamos uma leitura do conto “Em terra de cego”, explicitando como este incorpora, revigora e subverte os elementos do gênero utopia.
Downloads
Referências
BACON, Francis. New Atlantis. In: BRUCE, S. (Ed.). Three early modern utopias. Oxford: Oxford University Press, 1999.
BERRIEL, Carlos E. O. “O elogio dos Garamantes” de Mambrino Roseo (1543). Morus – renascimento e utopia, Campinas, n. 2, p. 106-122, 2005.
CALVINO, Italo (Org.). Introdução aos contos fantásticos do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
CAMPANELLA, Tommaso. A cidade do sol. São Paulo: Rideel, 2005.
DUBOIS, Claude-Gilbert. Problemas da utopia. Trad. Ana Cláudia Romano Ribeiro. Campinas: UNICAMP-IEL-Setor de Publicações, 2009.
FIRPO, Luigi. Para uma definição da “Utopia”. Trad. Carlos Eduardo O. Berriel. Morus – renascimento e utopia, Campinas, n. 2, p. 227-237, 2005.
HUXLEY, Aldus. L. Admirável mundo novo. São Paulo: Globo, 1995.
MORE, Thomas. Utopia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ORWELL, George. 1984: a novel. New York: Signet, 1961.
SWIFT, Jonathan. Gulliver’s travels. London: Penguin, 1994.
WELLS, Herbert George. Em terra de cego. Trad. Renato Pompeu. In: CALVINO, Italo (Org.). Contos fantásticos do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
WELLS, Herbert George. A modern utopia. London: Penguin Classics, 2006.
WELLS, Herbert George. The country of the blind. In: DOLLEY, Christopher (Ed.). The Penguin Book of English short stories. London: Penguin, 2011, p. 93-118.
WELLS, Herbert George. The island of Dr. Moreau. London: Penguin UK, 2007.
WELLS, Herbert George The time machine and the invisible man. New York: Barnes & Nobles, 2004.
WHEEN, Francis. Introduction to A modern utopia. In: WELLS, H. G. A modern Utopia. London: Penguin Classics, 2005.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 José Carlos Felix, Juliana Cristina Salvadori (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).