O que aprendemos com o passado: Sin título, técnica mixta, revisado (2015), de Yuyachkani

Autores

  • Carla Dameane Pereira Souza Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.49-66

Palavras-chave:

Yuyachkani, performance, dramaturgia, conflito armado interno, teatro latino-americano

Resumo

Neste artigo analiso a obra Sin título, técnica mixta (2004), do grupo cultural peruano Yuyachkani, chamando a atenção para a sua edição revisada (2015). As reflexões aqui propostas surgem da necessidade de apresentar uma revisão da montagem, a fim de pontuar de que modo ela, em termos estéticos, dá continuidade a uma tradição do fazer teatral que mistura e experimenta as variadas linguagens artísticas, com a finalidade de encenar memórias vivas e em movimento, e, em termos éticos, propõe um exercício de memória da história do país ao mesmo tempo em que coloca frente a frente às contradições e conflitos sociais na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Dameane Pereira Souza, Universidade Federal da Bahia

É Doutora em Literaturas Modernas e Contemporâneas (2013) e Mestre em Teoria da Literatura (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio de Doutorado na Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, no Peru, com bolsa Capes PDEE (2011-2012). Possui Graduação em Letras Espanhol pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006). Atua nas áreas de Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) e Formação de Professor de E/LE. Também se dedica aos estudos de Literaturas Hispânicas e aos Estudos das Literaturas e Culturas Andinas. É Professora Assistente do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, Coordenadora do Núcleo de Extensão Permanente em Letras (NUPEL) do ILUFBA e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura do ILUFBA .

Referências

ASSMANN, Aleida. A memória como ars e vis. Trad. Daniel Martineschen. In: ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. p. 31-36.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. 453 p.

CONTRERAS, Carlos; CUETO, Marcos. Historia del Perú. Desde las luchas por la independencia hasta el presente. Lima: Instituto de Estudios Peruanos, 2007.

CORNEJO POLAR, Antonio. Una heterogeneidad no dialética: sujeto y discurso migrantes en el Perú Moderno. Revista Iberoamericana, University of Pittsburgh, v. LXII, n. 176-177, p. 837-844, jul.-dic. 1996.

ESPEZÚA SALMÓN, Dorian. ¿Cultura chicha? Crónicas Urbanas: Análisis y Perspectivas Urbano-Regionales, Cusco, Centro de Educación y Comunicación “Guaman Poma de Ayala”, v. 13, n. 14, p. 99-110, 2009.

GANDAMO, José Agustín de la Puente. Miguel Grau. Lima: Instituto Peruano de Estudios Historico-Marítimos, 2003.

GONZÁLEZ PRADA, Manuel. Páginas libres: horas de lucha. Prólogo e notas de Luis Alberto Sánchez. Cronologia de Marlene Polo. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1976. Disponível em: http://www.bibliotecayacucho.gob.ve/fba/index.php?id=97&back PID=87&begin_at=8&tt_products=14. Acesso em: 15 abr. 2015.

LEHMANN, Hans-Thies. Escritura política no texto teatral. Trad. Werner S. Rothschid, Priscila Nascimento. São Paulo: Perspectiva, 2009. 413 p.

LEMLIJ, Moisés; MILLONES, Luis. Las tablas de Sarhua. Arte, violencia e historia en el Perú. Lima: Fondo Editorial Sidea, 2008.

MACHER, Sofía. ¿Hemos avanzado? A 10 años de las recomendaciones de la Comisión de la Verdad y Reconciliación. Lima: IEP, 2014.

NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard,1984. v. I: La République.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2009.

RUBIO ZAPATA, Miguel. Un presente sin memoria nos condena a un presente empobrecido. Entrevista a Alberto Ñiquen. Revista Poder, Lima, ago. 2015.

RUBIO ZAPATA, Miguel. El cuerpo ausente (performance política). 2. ed. Lima: Grupo Cultural Yuyachkani, 2008.

SILVA, Víctor Francisco Castillo. Yuyachkani Sin título técnica mixta: teatro para la memoria. Lo Justo: Noticias de Cultura y DD. HH. Disponível em: http://lojusto.org.pe/eventos/eventos/yuyachkani-sin-titulo-tecnica-mixta-teatro-para-la-memoria-205. Acesso em: 20 dez. 2015.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Souza, C. D. P. (2016). O que aprendemos com o passado: Sin título, técnica mixta, revisado (2015), de Yuyachkani. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 26(1), 49–66. https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.49-66

Edição

Seção

Dossiê - Teatro e Política na América Latina