Performance art: criação e reflexão teórico-crítica no contexto universitário
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.87-106Palavras-chave:
performance, universidade, espaço de performação, espectador-participante, coletividadeResumo
Este texto objetiva refletir teoricamente sobre o trabalho com performance art desenvolvido pelos integrantes do projeto de cultura Encontros Literários na ambiência universitária da UFVJM, em Diamantina/MG. O princípio ético-estético do fazer performático do nosso grupo tem como eixo central a experimentação sensório-vivencial ou corpóreo-perceptiva, sempre aberta a interferências de outras práticas artísticas e saberes, e à (in)corporação dialógica do lugar de enunciação do performer, o que sinaliza seu posicionamento político diante da construção do conhecimento, da cultura, da sociedade e do si mesmo frente ao mundo e no mundo. E é justamente nesse lugar – que se abre, não sem conflitos e reveses, aos intercâmbios criativo-reflexivos –, que nos situamos; lugar instaurado no espaço-tempo do processo de experimentação/construção performática, bem como no de sua presentação, seu aqui e agora, chamado por Regina Melim de espaço de performação. Locus este que evidencia duplamente o entendimento de “obra como percurso” e a ideia irrevogável de que somos todos corpos detentores de memória, afetos e pulsões: elementos a partir dos quais tentamos construir, sempre de forma colaborativa, coletiva e visando mobilizar outros corpos, as performances propostas e presentadas por nós.
Referências
“CARTA ridícula” e “Correio poético”. Encontros Literários. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios/%E2%80%9Ccarta-ridicula%E2%80%9D-e-o-%E2%80%9Ccorreio-poetico%E2%80%9D. Acesso em: 2 jan. 2016.
CARREÑO, Francisca. El valor moral del arte y la emoción. Crítica: Revista Hispanoamericana de Filosofía, v. 38, n. 114, p. 69-92, 2006. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/rhfi/v38n114/v38n114a4.pdf. Acesso em: 25 jan. 2016.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
COMPAGNON, Antoine. Literatura pra quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
CORPO poético. Youtube, 8 dez. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kCm_QKG4dbs. Acesso em: 3 jan. 2016.
ENTRE Ayotzinapa e a Av. Paulista. Encontros Literários. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/encontrosliterarios/entre-ayotzinapa-e-a-av-paulista/. Acesso em: 3 jan. 2016.
ENTRE Ayotzinapa e a Avenida Paulista. Youtube. 20 nov. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9d8ZtLu1xw8. Acesso em: 5 jan. 2016.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas na cena contemporânea. Revista Sala Preta, USP, v. 8, p. 235-246, 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373. Acesso em: 10 jan. 2016.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Tradução de Jaime Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GAMBARO, Griselda. Discurso de apertura de Griselda Gambaro. Feria del Libro de Frankfurt 2010. Disponível em: http://www.revistaenie.clarin.com/literatura/Griselda_Gambaro_CLAFIL20101008_0002.pdf. Acesso em: 30 jan. 2016.
GARRAMUÑO, Florencia. Formas da impertinência. In: KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia. Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
I MOSTRA de Ginástica para Todos. Encontros Literários. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/encontrosliterarios/i-mostra-de-ginastica-para-todos-2/. Acesso em: 5 jan. 2016.
I MOSTRA de Ginástica para Todos/UFVJM. Youtube, 22 out. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7K3BOc4fdtk. Acesso em: 6 jan. 2016.
LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
ORTEGA Y GASSET, J. A desumanização da arte. São Paulo: Cortez, 2005.
PAZ, Octavio. A outra voz. São Paulo: Siciliano, 1993.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
SEMANA de Humanidades/UFVJM. Encontros Literários. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios/iv-semana-de-humanidades. Acesso em: 2 jan. 2016.
SINTEGRA/2014. Encontros Literários. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios/sintegra14. Acesso em: 4 jan. 2016.
TRIZ. Encontros Literários. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/encontrosliterarios/triz/. Acesso em: 1 jan. 2016.
TRIZ. Youtube, 14 jun. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=exlh53lZXh8. Acesso em: 14 jun. 2016.
UPA/2014. Encontros Literários. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios/upa2014. Acesso em: 7 jan. 2016.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Juliana Helena Gomes Leal (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).