Performance art: criação e reflexão teórico-crítica no contexto universitário

Autores

  • Juliana Helena Gomes Leal Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.87-106

Palavras-chave:

performance, universidade, espaço de performação, espectador-participante, coletividade

Resumo

Este texto objetiva refletir teoricamente sobre o trabalho com performance art desenvolvido pelos integrantes do projeto de cultura Encontros Literários na ambiência universitária da UFVJM, em Diamantina/MG. O princípio ético-estético do fazer performático do nosso grupo tem como eixo central a experimentação sensório-vivencial ou corpóreo-perceptiva, sempre aberta a interferências de outras práticas artísticas e saberes, e à (in)corporação dialógica do lugar de enunciação do performer, o que sinaliza seu posicionamento político diante da construção do conhecimento, da cultura, da sociedade e do si mesmo frente ao mundo e no mundo. E é justamente nesse lugar – que se abre, não sem conflitos e reveses, aos intercâmbios criativo-reflexivos –, que nos situamos; lugar instaurado no espaço-tempo do processo de experimentação/construção performática, bem como no de sua presentação, seu aqui e agora, chamado por Regina Melim de espaço de performação. Locus este que evidencia duplamente o entendimento de “obra como percurso” e a ideia irrevogável de que somos todos corpos detentores de memória, afetos e pulsões: elementos a partir dos quais tentamos construir, sempre de forma colaborativa, coletiva e visando mobilizar outros corpos, as performances propostas e presentadas por nós.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Helena Gomes Leal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora de Literatura Latino-americana da FIH/UFVJM.

Referências

“CARTA ridícula” e “Correio poético”. Encontros Literários. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios/%E2%80%9Ccarta-ridicula%E2%80%9D-e-o-%E2%80%9Ccorreio-poetico%E2%80%9D. Acesso em: 2 jan. 2016.

CARREÑO, Francisca. El valor moral del arte y la emoción. Crítica: Revista Hispanoamericana de Filosofía, v. 38, n. 114, p. 69-92, 2006. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/rhfi/v38n114/v38n114a4.pdf. Acesso em: 25 jan. 2016.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.

COMPAGNON, Antoine. Literatura pra quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

CORPO poético. Youtube, 8 dez. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kCm_QKG4dbs. Acesso em: 3 jan. 2016.

ENTRE Ayotzinapa e a Av. Paulista. Encontros Literários. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/encontrosliterarios/entre-ayotzinapa-e-a-av-paulista/. Acesso em: 3 jan. 2016.

ENTRE Ayotzinapa e a Avenida Paulista. Youtube. 20 nov. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9d8ZtLu1xw8. Acesso em: 5 jan. 2016.

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas na cena contemporânea. Revista Sala Preta, USP, v. 8, p. 235-246, 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373. Acesso em: 10 jan. 2016.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Tradução de Jaime Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GAMBARO, Griselda. Discurso de apertura de Griselda Gambaro. Feria del Libro de Frankfurt 2010. Disponível em: http://www.revistaenie.clarin.com/literatura/Griselda_Gambaro_CLAFIL20101008_0002.pdf. Acesso em: 30 jan. 2016.

GARRAMUÑO, Florencia. Formas da impertinência. In: KIFFER, Ana; GARRAMUÑO, Florencia. Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

I MOSTRA de Ginástica para Todos. Encontros Literários. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/encontrosliterarios/i-mostra-de-ginastica-para-todos-2/. Acesso em: 5 jan. 2016.

I MOSTRA de Ginástica para Todos/UFVJM. Youtube, 22 out. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7K3BOc4fdtk. Acesso em: 6 jan. 2016.

LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

ORTEGA Y GASSET, J. A desumanização da arte. São Paulo: Cortez, 2005.

PAZ, Octavio. A outra voz. São Paulo: Siciliano, 1993.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SEMANA de Humanidades/UFVJM. Encontros Literários. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios/iv-semana-de-humanidades. Acesso em: 2 jan. 2016.

SINTEGRA/2014. Encontros Literários. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios/sintegra14. Acesso em: 4 jan. 2016.

TRIZ. Encontros Literários. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/encontrosliterarios/triz/. Acesso em: 1 jan. 2016.

TRIZ. Youtube, 14 jun. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=exlh53lZXh8. Acesso em: 14 jun. 2016.

UPA/2014. Encontros Literários. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios/upa2014. Acesso em: 7 jan. 2016.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Leal, J. H. G. (2016). Performance art: criação e reflexão teórico-crítica no contexto universitário. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 26(1), 87–106. https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.87-106

Edição

Seção

Dossiê - Teatro e Política na América Latina