Os Ademires de João Cabral de Melo Neto
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.3.33-48Palavras-chave:
João Cabral de Melo Neto, poesia brasileira moderna, futebol, memóriaResumo
Em 1975, foi publicado o livro Museu de tudo, que reúne a produção poética de João Cabral de Melo Neto até o ano anterior, de onde duas composições devem ser destacadas: “Ademir da Guia” e “A Ademir Meneses”. Não deixa de ser curioso que os dois jogadores de futebol eleitos para a apreciação do poeta tenham como prenome Ademir, o que sugere alguma experimentação poética através do diálogo entre ambos os poemas. Considerando que no ano anterior à publicação daquele volume tinha havido a Copa do Mundo na Alemanha e no Brasil estava vigorando a ditadura, interessa neste artigo destacar o olhar do diplomata e poeta brasileiro, que também se interessava por futebol.
Downloads
Referências
BRASILEIRO, Sócrates. Prefácio. In: SOUZA, Kleber Mazziero de. Divino: a vida e a arte de Ademir da Guia. Rio de Janeiro: Gryphus, 2001. p. 6-9.
MELO NETO, João Cabral de. Duas águas. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1956.
MELO NETO, João Cabral de. Museu de tudo. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1975.
MELO NETO, João Cabral de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MELO NETO, João Cabral de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.
MELO NETO, João Cabral de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. v. 1: Serial e antes.
MELO NETO, João Cabral de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. v. 2: A educação pela pedra e depois.
SECCHIN, Antonio Carlos. João Cabral: uma fala só lâmina. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Éverton Barbosa Correia (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).