Cristiano Ronaldo e Eusébio – Dois olhares contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.3.319-324Palavras-chave:
futebol, cinema, documentárioResumo
Esta resenha centra-se em dois documentários biográficos, dedicados aos jogadores portugueses mais importantes da história do futebol: Cristiano Ronaldo e Eusébio. Com mais de 40 anos de diferença, Ronaldo (2015) e Eusébio, a pantera negra (1973) são retratos a partir dos quais podemos pensar a contemporaneidade.
Downloads
Referências
ALONSO, José Salvador. Cine y deporte. Coruña: Libros de Bastiagueiro, 2004.
CASANOVAS, Carme Oró. Deporte en el cine. Sevilha: Wanceulen Ed. Deportiva, 2010.
EUSÉBIO, a pantera negra. Realização: Juan de Orduña. Lisboa: Triton, 1973.
PASOLINI, Pier Paolo. Sobre el deporte. Barcelona: Contraediciones, 2015.
RONALDO. Produção: Paul Martin; James Gay-Rees; Asik Kapadia. Realização: Anthony Wonke. London: On The Corner Films, 2015. DVD, Blu-Ray.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Francisco Pinheiro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).