O Discurso Indireto Livre em A Festa do Bode, de Mario Vargas Llosa

Autores

  • Camila de Bona Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Karina de Castilhos Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.1.13-35

Palavras-chave:

A festa do bode, Mario Vargas Llosa, discurso indireto livre, romances de ditador

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar como o discurso indireto livre se configura na obra A festa do bode, de Mario Vargas Llosa, especialmente com o personagem ditador da República Dominicana, de 1930 a 1961, Rafael Leónidas Trujillo. Em obra publicada em 2005, o crítico literário Franco Moretti defende que o escritor peruano nos apresenta a mente de seu personagem sem que ela passe por filtros julgadores, graças à maestria do uso do indireto livre, por meio do qual o “mal” do ditador é sublimado. Verificamos neste estudo que a afirmação de Moretti parece não proceder à luz de uma análise mais acurada.

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Biografia do Autor

Camila de Bona, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Estudos da Linguagem (UFRGS) e Professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Karina de Castilhos Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras, com ênfase nas Literaturas de Língua Espanhola, e Professora de Literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Bona, C. de, & Lucena, K. de C. (2017). O Discurso Indireto Livre em A Festa do Bode, de Mario Vargas Llosa. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(1), 13–35. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.1.13-35

Edição

Seção

Dossiê - Literatura e Mal