O Discurso Indireto Livre em A Festa do Bode, de Mario Vargas Llosa
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.1.13-35Palavras-chave:
A festa do bode, Mario Vargas Llosa, discurso indireto livre, romances de ditadorResumo
O objetivo deste trabalho é analisar como o discurso indireto livre se configura na obra A festa do bode, de Mario Vargas Llosa, especialmente com o personagem ditador da República Dominicana, de 1930 a 1961, Rafael Leónidas Trujillo. Em obra publicada em 2005, o crítico literário Franco Moretti defende que o escritor peruano nos apresenta a mente de seu personagem sem que ela passe por filtros julgadores, graças à maestria do uso do indireto livre, por meio do qual o “mal” do ditador é sublimado. Verificamos neste estudo que a afirmação de Moretti parece não proceder à luz de uma análise mais acurada.
Downloads
Referências
AUSTEN, Jane. Orgulho e preconceito. Porto Alegre: LP&M, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
BANFIELD, Ann. Narrative Style and the Grammar of Direct and Indirect Speech. Foundations of Language, v. 10, n. 1, p. 1-39, 1973.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. 9. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2008.
LLOSA, Mario Vargas. A festa do bode. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
LLOSA, Mario Vargas. A orgia perpétua: Flaubert e Madame Bovary. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
MORETTI, Franco. A Literatura vista de longe. São Paulo: Arquipélago, 2008.
MORETTI, Franco. O século sério. Novos Estudos – CEBRAP, São Paulo, n. 65, p. 3-33, mar. 2003.
NAVARRO, Marcia Hoppe. O romance de um ditador: poder e história na América Latina. São Paulo: Ícone, 1989.
WOOD, James. Como funciona a ficção. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Camila de Bona, Karina de Castilhos Lucena (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).