Aprender a ler, aprender a cair: literacia e transgressão em “The pupil”, de Henry James, e “Missa do galo”, de Machado de Assis
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.1.249-270Palavras-chave:
Henry James, Machado de Assis, aprendizagem, leitura, moralResumo
Numa fase de consolidação das suas carreiras literárias na esfera pública, Henry James e Machado de Assis publicaram duas narrativas breves (“The Pupil” [1891] e “Missa do galo” [1894]) centradas no relacionamento entre um jovem e uma personagem mais velha, figura tutelar do conhecimento e da atração física e intelectual. A partir de questões de narração e interpretação, este estudo comparativo procura identificar a trama essencial daquele relacionamento e perceber como ela evidencia o pensamento crítico dos autores acerca da ideia de aprendizagem e dos efeitos da leitura e da moral social na vida do indivíduo, mas também como ela se articula com o tratamento literário oferecido a estes diferentes aspectos na sua dimensão relacional. Com este objetivo, atenta-se em particular nos papéis da morte e do passado, assim como da memória e do olhar retrospectivo, na construção literária, de forma a perceber de que modo a formulação do mal se relaciona para estas personagens com a corrupção da unidade familiar.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Missa do galo. In: ASSIS, Machado de. Um homem célebre – antologia de contos. Lisboa: Cotovia, 2013. p. 253-260.
BALESTRINI, Nassim. The Architecture of the Mind: The Depiction of Consciousness in Selected Short Works by Vladimir Nabokov and Henry James. Amerikastudien / American Studies, Heidelberg, v. 47, n. 3, p. 345-357, 2002.
BAPTISTA, Abel Barros. A formação do nome: duas interrogações sobre Machado de Assis. São Paulo: Unicamp, 2003.
BELL, Millicent. Meaning in Henry James. Cambridge, London: Harvard University Press, 1991.
BRAKEL, Arthur. Ambiguity and Enigma in Art: The Case of Henry James and Machado de Assis. Comparative Literature Studies, The Pennsylvania State University Press, v. 19, n. 4, p. 442-449, 1982.
BROOKS, Peter. Realist Vision. New Haven, London: Yale University Press, 2005.
CÁFFARO, Geraldo. “From Beyond the Grave”: The Posthumous Trope in Nathaniel Hawthorne, Machado de Assis, and Henry James. In: ROWE, John Carlos (Ed.). Henry James Today. Newcastle: Cambridge Scholars, 2014. p. 113-127.
CARROLL, Lewis. The Annotated Alice: Alice’s Adventures in Wonderland and Through the Looking Glass. Ed. Martin Gardner. London: Penguin, 2001.
CURTIUS, Ernst Robert. European Literature and the Latin Middle Ages. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1990.
DIXON, Paul. Os contos de Machado de Assis: mais do que sonha a filosofia. Porto Alegre: Movimento, 1992.
HORNE, Philip. Henry James: The Master and the ‘Queer Affair’ of “The Pupil”. Critical Quarterly, John Wiley and Sons, v. 37, n. 3, p. 75-92, set. 1995.
HOY, Helen. Homotextual Duplicity in Henry James’s “The Pupil”. The Henry James Review, Johns Hopkins University Press, v. 14, n. 1, p. 34-42, 1993.
JAMES, Henry. On “The Pupil”. In: JAMES, Henry. Tales of Henry James. Ed. Christof Wegelin, Henry B. Wonham. New York, London: Norton, 2003. p. 409-413.
JAMES, Henry. The Pupil. In: WEGELIN, Christof; WONHAM, Henry B. (Eds.). Tales of Henry James. New York, London: Norton, 2003. p. 133-171.
MOON, Michael. A Small Boy and Others: Imitation and Initiation in American Culture from Henry James to Andy Warhol. Durham, London: Duke University Press, 1998.
PARREIRA, Marcelo Pen. Realidade possível: dilemas da ficção em Henry James e Machado de Assis. São Paulo: Ateliê, 2012.
PASSOS, José Luiz. Machado de Assis, Moral Imagination and the Novel. Machado de Assis em Linha, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 5-18, jun. 2014. https://doi.org/10.1590/S1983-68212014000100003
PASSOS, José Luiz. O mal e a metamorfose em Machado de Assis. Luso-Brazilian Review, University of Wisconsin Press, v. 46, n. 1, p. 57-74, 2009.
PAULSON, Ronald. Sin and Evil: Moral Values in Literature. New Haven, London: Yale University Press, 2007. https://doi.org/10.12987/yale/9780300120141.001.0001
VASTOLO, Manuela. Class Ties in “The Pupil”. In: DE BIASIO, Anna; DESPOTOPOULOU, Anna; IZZO, Donatella. Transforming Henry James. Newcastle: Cambridge Scholars, 2013. p. 304-318.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Amândio Reis (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).