Aprender a ler, aprender a cair: literacia e transgressão em “The pupil”, de Henry James, e “Missa do galo”, de Machado de Assis
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.1.249-270Palavras-chave:
Henry James, Machado de Assis, aprendizagem, leitura, moralResumo
Numa fase de consolidação das suas carreiras literárias na esfera pública, Henry James e Machado de Assis publicaram duas narrativas breves (“The Pupil” [1891] e “Missa do galo” [1894]) centradas no relacionamento entre um jovem e uma personagem mais velha, figura tutelar do conhecimento e da atração física e intelectual. A partir de questões de narração e interpretação, este estudo comparativo procura identificar a trama essencial daquele relacionamento e perceber como ela evidencia o pensamento crítico dos autores acerca da ideia de aprendizagem e dos efeitos da leitura e da moral social na vida do indivíduo, mas também como ela se articula com o tratamento literário oferecido a estes diferentes aspectos na sua dimensão relacional. Com este objetivo, atenta-se em particular nos papéis da morte e do passado, assim como da memória e do olhar retrospectivo, na construção literária, de forma a perceber de que modo a formulação do mal se relaciona para estas personagens com a corrupção da unidade familiar.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Missa do galo. In: ASSIS, Machado de. Um homem célebre – antologia de contos. Lisboa: Cotovia, 2013. p. 253-260.
BALESTRINI, Nassim. The Architecture of the Mind: The Depiction of Consciousness in Selected Short Works by Vladimir Nabokov and Henry James. Amerikastudien / American Studies, Heidelberg, v. 47, n. 3, p. 345-357, 2002.
BAPTISTA, Abel Barros. A formação do nome: duas interrogações sobre Machado de Assis. São Paulo: Unicamp, 2003.
BELL, Millicent. Meaning in Henry James. Cambridge, London: Harvard University Press, 1991.
BRAKEL, Arthur. Ambiguity and Enigma in Art: The Case of Henry James and Machado de Assis. Comparative Literature Studies, The Pennsylvania State University Press, v. 19, n. 4, p. 442-449, 1982.
BROOKS, Peter. Realist Vision. New Haven, London: Yale University Press, 2005.
CÁFFARO, Geraldo. “From Beyond the Grave”: The Posthumous Trope in Nathaniel Hawthorne, Machado de Assis, and Henry James. In: ROWE, John Carlos (Ed.). Henry James Today. Newcastle: Cambridge Scholars, 2014. p. 113-127.
CARROLL, Lewis. The Annotated Alice: Alice’s Adventures in Wonderland and Through the Looking Glass. Ed. Martin Gardner. London: Penguin, 2001.
CURTIUS, Ernst Robert. European Literature and the Latin Middle Ages. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1990.
DIXON, Paul. Os contos de Machado de Assis: mais do que sonha a filosofia. Porto Alegre: Movimento, 1992.
HORNE, Philip. Henry James: The Master and the ‘Queer Affair’ of “The Pupil”. Critical Quarterly, John Wiley and Sons, v. 37, n. 3, p. 75-92, set. 1995.
HOY, Helen. Homotextual Duplicity in Henry James’s “The Pupil”. The Henry James Review, Johns Hopkins University Press, v. 14, n. 1, p. 34-42, 1993.
JAMES, Henry. On “The Pupil”. In: JAMES, Henry. Tales of Henry James. Ed. Christof Wegelin, Henry B. Wonham. New York, London: Norton, 2003. p. 409-413.
JAMES, Henry. The Pupil. In: WEGELIN, Christof; WONHAM, Henry B. (Eds.). Tales of Henry James. New York, London: Norton, 2003. p. 133-171.
MOON, Michael. A Small Boy and Others: Imitation and Initiation in American Culture from Henry James to Andy Warhol. Durham, London: Duke University Press, 1998.
PARREIRA, Marcelo Pen. Realidade possível: dilemas da ficção em Henry James e Machado de Assis. São Paulo: Ateliê, 2012.
PASSOS, José Luiz. Machado de Assis, Moral Imagination and the Novel. Machado de Assis em Linha, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 5-18, jun. 2014. https://doi.org/10.1590/S1983-68212014000100003
PASSOS, José Luiz. O mal e a metamorfose em Machado de Assis. Luso-Brazilian Review, University of Wisconsin Press, v. 46, n. 1, p. 57-74, 2009.
PAULSON, Ronald. Sin and Evil: Moral Values in Literature. New Haven, London: Yale University Press, 2007. https://doi.org/10.12987/yale/9780300120141.001.0001
VASTOLO, Manuela. Class Ties in “The Pupil”. In: DE BIASIO, Anna; DESPOTOPOULOU, Anna; IZZO, Donatella. Transforming Henry James. Newcastle: Cambridge Scholars, 2013. p. 304-318.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Amândio Reis (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).