Aprender a ler, aprender a cair: literacia e transgressão em “The pupil”, de Henry James, e “Missa do galo”, de Machado de Assis

Autores

  • Amândio Reis Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.1.249-270

Palavras-chave:

Henry James, Machado de Assis, aprendizagem, leitura, moral

Resumo

Numa fase de consolidação das suas carreiras literárias na esfera pública, Henry James e Machado de Assis publicaram duas narrativas breves (“The Pupil” [1891] e “Missa do galo” [1894]) centradas no relacionamento entre um jovem e uma personagem mais velha, figura tutelar do conhecimento e da atração física e intelectual. A partir de questões de narração e interpretação, este estudo comparativo procura identificar a trama essencial daquele relacionamento e perceber como ela evidencia o pensamento crítico dos autores acerca da ideia de aprendizagem e dos efeitos da leitura e da moral social na vida do indivíduo, mas também como ela se articula com o tratamento literário oferecido a estes diferentes aspectos na sua dimensão relacional. Com este objetivo, atenta-se em particular nos papéis da morte e do passado, assim como da memória e do olhar retrospectivo, na construção literária, de forma a perceber de que modo a formulação do mal se relaciona para estas personagens com a corrupção da unidade familiar.

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Biografia do Autor

Amândio Reis, Universidade de Lisboa

Estudante de Doutoramento no PhDComp - International FCT PhD Programme in Comparative Studies (U. Lisboa, U. Bologna, K.U. Leuven). Membro Investigador do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa.

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Reis, A. (2017). Aprender a ler, aprender a cair: literacia e transgressão em “The pupil”, de Henry James, e “Missa do galo”, de Machado de Assis. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(1), 249–270. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.1.249-270

Edição

Seção

Dossiê - Literatura e Mal