Segredos escondidos à vista de todos: implicações para a leitura dos códigos de barras nos livros infantis

Autores

  • Ana Margarida Ramos Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.15-33

Palavras-chave:

literatura infantil, design gráfico, livro-álbum, livro-objeto, materialidade, metaficção

Resumo

Pretende-se, com este estudo, proceder a uma análise dos códigos de barras ilustrados em livros infantis, com vista a identificar as implicações para a leitura desta opção de design gráfico. A partir da identificação de um corpus de várias dezenas de livros infantis ilustrados, publicados em Portugal nos últimos anos, identificam-se não só as manipulações visuais e artísticas de que estes elementos são alvo, mas também a forma como a sua leitura, nomeadamente com crianças, pode colaborar no desenvolvimento de competências profundas de leitura, além de permitir compreender a dimensão relevante dos peritextos na construção dos sentidos dos livros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Margarida Ramos, Universidade de Aveiro

Doutorada em Literatura e professora auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal, onde leciona disciplinas da área da Literatura Portuguesa e da Literatura para a Infância em cursos de Licenciatura e Mestrado. Integra o Centro de Investigação em "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), da Universidade de Aveiro. Foi conferencista convidada em dezenas de congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais, tendo lecionado igualmente cursos em Universidade portuguesas e estrangeiras.

Referências

ABREU, João Gomes de. A ilha. Ilustrações de Yara Kono. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2012.

DAVIE, Penelope. Are You Talking to Me?: Hailing the Reader in Indigenous Children’s Literature. Papers: Explorations into Children’s Literature, v. 16, n. 2, p. 112-117, 2006.

DÍAZ ARMAS, Jesús. El contrato de lectura en el álbum: paratextos y desbordamiento narrativo. Primeras Noticias, Logroño, n. 222, p. 33-40, 2006.

DÍAZ ARMAS, Jesús. Estratégias de desbordamiento en la ilustración de libros infantiles. In: VIANA, F. L. et al. (Org.). Leitura, literatura infantil e ilustração: investigação e prática docente. Braga: Centro de Estudos da Criança – Universidade do Minho, 2003. p. 171-180.

GENETTE, Gérard. Palimpsestes. Paris: Seuil, 1987.

HIGONNET, Margaret R. The Playground of the Peritexts. Children’s Literature Association Quarterly, v. 15, n. 2, p. 47-49, 1990. DOI: https://doi.org/10.1353/chq.0.0831.

JONKER, Travis. Gallery: The Art of the Picture Book Barcode. 100 Scope Notes, 18 de março 2015. Disponível em: http://100scopenotes.com/2015/03/18/gallery-the-art-of-the-picture-book-barcode/. Acesso em: 22 mar. 2017.

KONO, Yara. Batata Chaca Chaca. Ilustrações de Yara Kono. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2016.

LINDEN, Sophie van der. Lire l’album. Le Puy-en-Velay: Atelier du poisson soluble, 2007.

LOCH-WOUTERS, Marge. The Art of the Picture Book Barcode. Youth Services Shout-Out: YSS Blog, 2 Jan. 2016. Disponível em: http://yssevents.blogspot.pt/2016/01/the-art-of-picture-book-barcode.html. Acesso em: 22 mar. 2017.

LOPES, Rui. Aqui há gato! Ilustrações de Renata Bueno. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.

LUZ, Ana Mafalda Carmo Pereira da. Do projecto à edição infantil: Lupa Design e Planeta Tangerina. 2010. Dissertação (Mestrado em Design de Comunicação) – Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2010.

MARTINS, Isabel Minhós. Com o tempo. Ilustrações de Madalena Matoso. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2014.

MARTINS, Isabel Minhós. Pê de pai. Ilustrações de Bernardo P. Carvalho. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2006.

MATTOS, Margareth Silva de. As cintas e seus contratos de comunicação: envolvendo livro e público leitor. Texto apresentado no III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (III SEDiAr), Universidade Federal de Sergipe – Brasil, 2016, Disponível em https://www.researchgate.net/publication/306460487_AS_CINTAS_E_SEUS_CONTRATOS_DE_COMUNICACAO_ENVOLVENDO_LIVRO_E_PUBLICO_LEITOR. Acesso em: 22 mar. 2017.

MATTOS, Margareth Silva de. Escritores consagrados, ilustradores renomados, palavra e imagem entrelaçadas: ingredientes de contratos de comunicação literários renovados. 2017. 346 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

MATTOS, Margareth Silva de; RIBEIRO, Patrícia Ferreira Neves; VIANNA, Sabrina. Capas e contracapas de livros ilustrados: espaços privilegiados de estratégias discursivas, Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor, v. 52, p. 349-372, 2016.

PIMENTA, Rita. Um rei chato que acabou a tomar banhos de sol. Público, 29 de abril de 2017. Disponível em: http://www.publico.pt/multimedia/video/um-rei-chato-que-acabou-a-tomar-banhos-de-sol-20170428-104037. Acesso em: 11 set. 2017.

RAMOS, Ana Margarida. A ilustração para além das ilustrações: a leitura do livro infantil como um todo. In: EDUCAÇÃO e Leitura – Atas do Seminário. Esposende: Câmara Municipal de Esposende; Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, 2006. p. 55-67.

RAMOS, Ana Margarida. Ilustrar para além das ilustrações: o contributo dos paratextos. In: GONZÁLEZ VIDA, Reyes, MOLEÓN VIANA, Miguel Ángel; GONZÁLEZ CASTRO, Carmen (Ed.). Atas del I Congreso Internacional Arte, Ilustración y Cultura Visual en Educación Infantil y Primaria: construcción de identidades. Granada: Universidade de Granada, 2010. p. 487-492.

ROSENTHAL, Amy Krouse. Pato! Coelho! Ilustrações de Tom Lichtenheld. Barcarena: Editorial Presença, 2012.

ROZARIO, Rebecca Anne C do. Consuming Books: Synergies of materiality and narrative in picturebooks. Children’s Literature, v. 40, n. 1, p. 151-166, 2012.

SANTOS, Rui Paulo Vitorino dos. O influxo da mudança no álbum ilustrado: a influência da gramática visual. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2015.

SAUER, Tammi. Picture Book Barcode Bonanza. Picture Book Builders, 17 Apr 2015. Disponível em: http://picturebookbuilders.com/2015/04/picture-book-barcode-bonanza/. Acesso em: 22 mar. 2017.

SIPE, Lawrence; MCGUIRE, Caroline E. Picturebook Endpapers: Resources for Literary and Aesthetic Interpretation, Children’s Literature in Education, Pennsylvania n. 37, p. 291-304, 2006.

SOTTO MAYOR, Gabriela. As folhas de rosto nos livros ilustrados de literatura infantojuvenil: uma proposta tipológica. Tropelías: Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada, n. 25, p. 335-352, 2016.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Como Citar

Ramos, A. M. (2017). Segredos escondidos à vista de todos: implicações para a leitura dos códigos de barras nos livros infantis. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(2), 15–33. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.15-33

Edição

Seção

Dossiê – Literatura e Arte: as Fronteiras em Discussão