Segredos escondidos à vista de todos: implicações para a leitura dos códigos de barras nos livros infantis
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.15-33Palavras-chave:
literatura infantil, design gráfico, livro-álbum, livro-objeto, materialidade, metaficçãoResumo
Pretende-se, com este estudo, proceder a uma análise dos códigos de barras ilustrados em livros infantis, com vista a identificar as implicações para a leitura desta opção de design gráfico. A partir da identificação de um corpus de várias dezenas de livros infantis ilustrados, publicados em Portugal nos últimos anos, identificam-se não só as manipulações visuais e artísticas de que estes elementos são alvo, mas também a forma como a sua leitura, nomeadamente com crianças, pode colaborar no desenvolvimento de competências profundas de leitura, além de permitir compreender a dimensão relevante dos peritextos na construção dos sentidos dos livros.
Downloads
Referências
ABREU, João Gomes de. A ilha. Ilustrações de Yara Kono. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2012.
DAVIE, Penelope. Are You Talking to Me?: Hailing the Reader in Indigenous Children’s Literature. Papers: Explorations into Children’s Literature, v. 16, n. 2, p. 112-117, 2006.
DÍAZ ARMAS, Jesús. El contrato de lectura en el álbum: paratextos y desbordamiento narrativo. Primeras Noticias, Logroño, n. 222, p. 33-40, 2006.
DÍAZ ARMAS, Jesús. Estratégias de desbordamiento en la ilustración de libros infantiles. In: VIANA, F. L. et al. (Org.). Leitura, literatura infantil e ilustração: investigação e prática docente. Braga: Centro de Estudos da Criança – Universidade do Minho, 2003. p. 171-180.
GENETTE, Gérard. Palimpsestes. Paris: Seuil, 1987.
HIGONNET, Margaret R. The Playground of the Peritexts. Children’s Literature Association Quarterly, v. 15, n. 2, p. 47-49, 1990. DOI: https://doi.org/10.1353/chq.0.0831.
JONKER, Travis. Gallery: The Art of the Picture Book Barcode. 100 Scope Notes, 18 de março 2015. Disponível em: http://100scopenotes.com/2015/03/18/gallery-the-art-of-the-picture-book-barcode/. Acesso em: 22 mar. 2017.
KONO, Yara. Batata Chaca Chaca. Ilustrações de Yara Kono. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2016.
LINDEN, Sophie van der. Lire l’album. Le Puy-en-Velay: Atelier du poisson soluble, 2007.
LOCH-WOUTERS, Marge. The Art of the Picture Book Barcode. Youth Services Shout-Out: YSS Blog, 2 Jan. 2016. Disponível em: http://yssevents.blogspot.pt/2016/01/the-art-of-picture-book-barcode.html. Acesso em: 22 mar. 2017.
LOPES, Rui. Aqui há gato! Ilustrações de Renata Bueno. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.
LUZ, Ana Mafalda Carmo Pereira da. Do projecto à edição infantil: Lupa Design e Planeta Tangerina. 2010. Dissertação (Mestrado em Design de Comunicação) – Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2010.
MARTINS, Isabel Minhós. Com o tempo. Ilustrações de Madalena Matoso. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2014.
MARTINS, Isabel Minhós. Pê de pai. Ilustrações de Bernardo P. Carvalho. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2006.
MATTOS, Margareth Silva de. As cintas e seus contratos de comunicação: envolvendo livro e público leitor. Texto apresentado no III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (III SEDiAr), Universidade Federal de Sergipe – Brasil, 2016, Disponível em https://www.researchgate.net/publication/306460487_AS_CINTAS_E_SEUS_CONTRATOS_DE_COMUNICACAO_ENVOLVENDO_LIVRO_E_PUBLICO_LEITOR. Acesso em: 22 mar. 2017.
MATTOS, Margareth Silva de. Escritores consagrados, ilustradores renomados, palavra e imagem entrelaçadas: ingredientes de contratos de comunicação literários renovados. 2017. 346 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
MATTOS, Margareth Silva de; RIBEIRO, Patrícia Ferreira Neves; VIANNA, Sabrina. Capas e contracapas de livros ilustrados: espaços privilegiados de estratégias discursivas, Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor, v. 52, p. 349-372, 2016.
PIMENTA, Rita. Um rei chato que acabou a tomar banhos de sol. Público, 29 de abril de 2017. Disponível em: http://www.publico.pt/multimedia/video/um-rei-chato-que-acabou-a-tomar-banhos-de-sol-20170428-104037. Acesso em: 11 set. 2017.
RAMOS, Ana Margarida. A ilustração para além das ilustrações: a leitura do livro infantil como um todo. In: EDUCAÇÃO e Leitura – Atas do Seminário. Esposende: Câmara Municipal de Esposende; Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, 2006. p. 55-67.
RAMOS, Ana Margarida. Ilustrar para além das ilustrações: o contributo dos paratextos. In: GONZÁLEZ VIDA, Reyes, MOLEÓN VIANA, Miguel Ángel; GONZÁLEZ CASTRO, Carmen (Ed.). Atas del I Congreso Internacional Arte, Ilustración y Cultura Visual en Educación Infantil y Primaria: construcción de identidades. Granada: Universidade de Granada, 2010. p. 487-492.
ROSENTHAL, Amy Krouse. Pato! Coelho! Ilustrações de Tom Lichtenheld. Barcarena: Editorial Presença, 2012.
ROZARIO, Rebecca Anne C do. Consuming Books: Synergies of materiality and narrative in picturebooks. Children’s Literature, v. 40, n. 1, p. 151-166, 2012.
SANTOS, Rui Paulo Vitorino dos. O influxo da mudança no álbum ilustrado: a influência da gramática visual. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2015.
SAUER, Tammi. Picture Book Barcode Bonanza. Picture Book Builders, 17 Apr 2015. Disponível em: http://picturebookbuilders.com/2015/04/picture-book-barcode-bonanza/. Acesso em: 22 mar. 2017.
SIPE, Lawrence; MCGUIRE, Caroline E. Picturebook Endpapers: Resources for Literary and Aesthetic Interpretation, Children’s Literature in Education, Pennsylvania n. 37, p. 291-304, 2006.
SOTTO MAYOR, Gabriela. As folhas de rosto nos livros ilustrados de literatura infantojuvenil: uma proposta tipológica. Tropelías: Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada, n. 25, p. 335-352, 2016.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Ana Margarida Ramos (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).