Berlioz, música descritiva e escrita romanesca
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.83-96Palavras-chave:
Berlioz, criação literária, romantismoResumo
Serão discutidas questões relativas a conceitos e modos de recortar objetos de pesquisa na área de Letras, suscitadas pelo projeto EST.RE.LA – Estudo das Relações entre Literatura e Arte; Berlioz Romancista? desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro, apoiado com bolsa de produtividade do CNPq e que propõe, como provocação, um Berlioz romancista. No contexto da fraternidade das artes celebrada pelos românticos franceses, na emulação e na rivalidade, destaco a dupla persona de Hector Berlioz que se fundamenta em um exercício de criação que integra a composição de música descritiva e uma escrita romanesca. Esta leitura é complementada por alguns resultados de pesquisa de fontes realizada, em 2016, na Hemeroteca da Fundação Biblioteca Nacional, por ocasião de um estágio de capacitação.
Downloads
Referências
A ESTÁTUA de Berlioz. A Illustração, Paris, n. 21, p. 326, 5 nov. 1886. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader. aspx?bib=767026&pesq=A%20EST%C3%81TUA%20de%20Berlioz. Acesso em: 4 jan. 2017.
A ILLUSTRAÇÃO 1884-1892. Hemeroteca Municipal de Lisboa. Disponível em: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/ RevPortugal/Verbetes.pdf. Acesso em: 4 jan. 2017.
BERLIOZ, Hector. Mémoires. Edição apresentada e anotada por Pierre Ciron. Paris: Flammarion, 1991.
BOURDIEU, Pierre. Raisons pratiques: sur la théorie de l’action. Paris: Seuil, 1994.
CITRON, Pierre. Introduction. In: BERLIOZ, Hector. Mémoires. Paris: Flammarion, 1991. p. 7-26.
GAUTIER, Théophile. La Damnation de Faust. La Presse, 7 déc. 1846. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k430505z/f2.item. r=Berlioz. Acesso em: 16 jun. 2017.
GAZETA de Notícias, Rio de Janeiro, 18 dez. 1886. Registro de entrada, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader. aspx?bib=103730_02&pasta=ano%20188&pesq=Berlioz. Acesso em: 23 dez. 2016.
GOLDBECK, Fred. Berlioz. In: ROLAND-MANUEL (Org.). Histoire de la musique: du XVIIIe siècle à nos jours. Paris: Gallimard, 1963. v. 2, p. 477-498.
GORP, Hendrik van et al. Dictionnaire des termes littéraires. Paris: Honoré Champion, 2005.
HUIT scènes de Faust. The Hector Berlioz Website, [s.d.]. Disponível em: http://www.hberlioz.com/Libretti/Huit.htm. Acesso em: 21 mar. 2016.
JULLIEN, Adolphe. Hector Berlioz: sa vie et ses oeuvres. Obra adornada com catorze litografias originais de M. Fantin Latour. Paris: Librairie de l’art, 1888.
MUSIQUE descriptive. In: DICTIONNAIRE de la musique. Disponível em: http://www.larousse.fr/encyclopedie/musdico/descriptive/167193. Acesso em: 14 abr. 2017.
O PAIZ, Rio de Janeiro, anno 1, n. 15, 15 out. 1884. Artes e artistas, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader. aspx?bib=178691_01&pasta=ano%20188&pesq=echos. Acesso em: 19 out. 2016.
O PAIZ, Rio de Janeiro, anno 1, n. 38, 7 nov. 1884. Artes e artistas, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?b ib=178691_01&PagFis=58&Pesq=7%20de%20novembro%20de%20 1884. Acesso em: 19 out. 2016.
O PAIZ, Rio de Janeiro, anno III, n. 312, 10 nov. 1886. Diversões, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=178691_01&PagFis=58&Pesq=7%20de%20novembro%20de%20. Acesso em: 19 out. 2016.
VUILLERMOZ, Emile. Histoire de la musique. Paris: Fayard, 1949.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Celina Maria Moreira de Mello (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).