Jean-Christophe Bailly e a legenda(gem) dispersa do mundo: comparições, ricochetes, desarraigamentos

Autores

  • Marcelo Jacques de Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.97-111

Palavras-chave:

Jean-Christophe Bailly, poesia francesa contemporânea, sentido

Resumo

Este ensaio apresenta algumas das linhas de força da obra de Jean-Christophe Bailly, com especial atenção ao que ele quer definir como a condição essencial do poema – ou de seu alargamento. Trata-se de manter a linguagem como área de receptividade, de contatos, de ressonâncias, disseminando índices de significância e fazendo de seu manejo um movimento de resistência à pulsão de encerrar sob o nome aquilo que nos chama do desconhecido, substantivando-o. Trata-se, em suma, de desencerrar sem fim, de reabrir o mundo sob a linguagem, de desbatizá-lo, de produzir e dispersar, a partir dessa operação, lendas e legendas. Introduziremos o pensamento poético do escritor pautando-nos especialmente em três imagens conceituais: comparições (comparutions), ricochetes (ricochets), desarraigamentos (dépaysement).

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Biografia do Autor

Marcelo Jacques de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor titular de Literatura Francesa da UFRJ, pesquisador do CNPq, cientista do nosso estado FAPERJ.

Referências

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Moraes, M. J. de. (2017). Jean-Christophe Bailly e a legenda(gem) dispersa do mundo: comparições, ricochetes, desarraigamentos. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(3), 97–111. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.97-111

Edição

Seção

Dossiê – Atualidade da Crítica e da Teoria das Literaturas de Expressão Francesa