Fenomenologia e subjetividade lírica em Michel Collot
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.113-127Palavras-chave:
poesia, fenomenologia, sujeito, espaço, Michel CollotResumo
Este artigo objetiva explorar alguns conceitos acerca das relações entre poesia e filosofia que o teórico francês Michel Collot tem elaborado desde a década de 1980. Ele tem se dedicado ao estudo das relações entre poética e espaço na poesia moderna, baseando-se principalmente nas contribuições da fenomenologia, da qual toma de empréstimo o conceito husserliano de estrutura do horizonte, bem como na ontologia estabelecida por Merleau-Ponty. Este artigo também expõe uma leitura do poema “Um novo Jó”, de Manoel de Barros, enquanto um exemplo do modo como a poesia contemporânea por vezes se aproxima dos postulados da fenomenologia, do “voltar às coisas mesmas”.
Referências
ALMEIDA, Danielle Grace de. Entrevista: Michel Collot. Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 454-459, jul./dez. 2014.
BARROS, Manoel de. Compêndio para uso dos pássaros. São Paulo: Leya, 2013. (Biblioteca Manoel de Barros).
BORDINI, Maria da Glória. Fenomenologia e teoria literária. São Paulo: EDUSP, 1990. (Criação & Crítica; 3).
BORNHEIM, Gerd A. Filosofia e poesia. Matraga, Rio de Janeiro, v. 1, p. 61-69, 1986.
COLLOT, Michel. L’Horizon fabuleux: XIXe siècle. Paris: Corti, 1988.
COLLOT, Michel. La Matière-émotion. Paris: PUF, 2005.
COLLOT, Michel. La Poésie moderne et la structure d’horizon. Paris: PUF, 2005.
COLLOT, Michel. Le Corps cosmos. Bruxelles: La Lettre Volée, 2008.
COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Tradução de Alberto Pucheu. Terceira Margem, Rio de Janeiro, ano IX, n. 11, p. 165-177, 2004.
COLLOT, Michel. Paysage et poésie: du romantisme à nos jours. Paris: Corti, 1997.
COLLOT, Michel. Poesia, paisagem e sensação. Tradução de Fernanda Coutinho. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 34, p. 17-26, jan./jun. 2015.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Tradução de Ida Alves et al. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas Cidades, 1978. (Problemas Atuais e Suas Fontes, 3).
HUSSERL, Edmund. Meditações cartesianas: introdução à fenomenologia. Tradução de Frank de Oliveira. São Paulo: Madras, 2001.
LIMA, Jorge de. Invenção de Orfeu. In: LIMA, Jorge de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 505-802.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
SIMONDS, Charles. Landscape – Body – Dwellling. 11 jan. 2008. 1 vídeo (7 min), streaming. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LVGAXqSaVLI. Acesso em: 30 jul. 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Antônio Carlos Mousquer, Alberto Lopes de Melo (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).