Fenomenologia e subjetividade lírica em Michel Collot

Autores

  • Antônio Carlos Mousquer Universidade Federal do Rio Grande Autor
  • Alberto Lopes de Melo Universidade Federal do Rio Grande Autor

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.113-127

Palavras-chave:

poesia, fenomenologia, sujeito, espaço, Michel Collot

Resumo

Este artigo objetiva explorar alguns conceitos acerca das relações entre poesia e filosofia que o teórico francês Michel Collot tem elaborado desde a década de 1980. Ele tem se dedicado ao estudo das relações entre poética e espaço na poesia moderna, baseando-se principalmente nas contribuições da fenomenologia, da qual toma de empréstimo o conceito husserliano de estrutura do horizonte, bem como na ontologia estabelecida por Merleau-Ponty. Este artigo também expõe uma leitura do poema “Um novo Jó”, de Manoel de Barros, enquanto um exemplo do modo como a poesia contemporânea por vezes se aproxima dos postulados da fenomenologia, do “voltar às coisas mesmas”.

Biografia do Autor

  • Antônio Carlos Mousquer, Universidade Federal do Rio Grande

    Mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e Pós doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (bolsa CAPES - Estágio Sênior- Sup. Prof. Dr. Michel Collot). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura sul-rio-grandense, poesia e paisagem.

  • Alberto Lopes de Melo, Universidade Federal do Rio Grande

    Mestre e Doutorando em Letras.

Referências

ALMEIDA, Danielle Grace de. Entrevista: Michel Collot. Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 454-459, jul./dez. 2014.

BARROS, Manoel de. Compêndio para uso dos pássaros. São Paulo: Leya, 2013. (Biblioteca Manoel de Barros).

BORDINI, Maria da Glória. Fenomenologia e teoria literária. São Paulo: EDUSP, 1990. (Criação & Crítica; 3).

BORNHEIM, Gerd A. Filosofia e poesia. Matraga, Rio de Janeiro, v. 1, p. 61-69, 1986.

COLLOT, Michel. L’Horizon fabuleux: XIXe siècle. Paris: Corti, 1988.

COLLOT, Michel. La Matière-émotion. Paris: PUF, 2005.

COLLOT, Michel. La Poésie moderne et la structure d’horizon. Paris: PUF, 2005.

COLLOT, Michel. Le Corps cosmos. Bruxelles: La Lettre Volée, 2008.

COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Tradução de Alberto Pucheu. Terceira Margem, Rio de Janeiro, ano IX, n. 11, p. 165-177, 2004.

COLLOT, Michel. Paysage et poésie: du romantisme à nos jours. Paris: Corti, 1997.

COLLOT, Michel. Poesia, paisagem e sensação. Tradução de Fernanda Coutinho. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 34, p. 17-26, jan./jun. 2015.

COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Tradução de Ida Alves et al. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas Cidades, 1978. (Problemas Atuais e Suas Fontes, 3).

HUSSERL, Edmund. Meditações cartesianas: introdução à fenomenologia. Tradução de Frank de Oliveira. São Paulo: Madras, 2001.

LIMA, Jorge de. Invenção de Orfeu. In: LIMA, Jorge de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 505-802.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

SIMONDS, Charles. Landscape – Body – Dwellling. 11 jan. 2008. 1 vídeo (7 min), streaming. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LVGAXqSaVLI. Acesso em: 30 jul. 2017.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Dossiê – Atualidade da Crítica e da Teoria das Literaturas de Expressão Francesa

Como Citar

Fenomenologia e subjetividade lírica em Michel Collot. (2017). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(3), 113-127. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.113-127