O apocalipse segundo o corvo
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.219-220Palavras-chave:
corvo, mitos, Apocalipse, Péricles PradeResumo
Este artigo analisa o livro Relatos de um corvo sedutor, uma fábula de autoria de Péricles Prade. É nosso intento mostrar que o discurso feito pela ave torna-se a única realidade. Com toda sua incongruência, com todos os seus deslocamentos, com todas as suas implicações, ele remete a mitos arcaicos e modernos, de modo a criar um mundo que funciona de acordo com suas próprias leis e avesso à lógica cartesiana. O corvo, pássaro contraditório que reúne qualidades positivas e negativas, seja ele entendido como prenunciador da morte ou como enunciador de novos tempos, será visto simbolicamente como um demiurgo, um criador de mundos por haver, igualando-se, nesse sentido, aos poetas e aos artistas de modo geral.
Downloads
Referências
ANCONA, Franzina. Frontieri dell’imaginario: mito e rito nella scrittura di Péricles Prade. Palermo: Ítalo-Latino-Americana Palma, 1987.
BACHELARD, Gaston. La poétique de la rêverie. Paris: PUF, 1971.
BACHELARD, Gaston. L’eau et les rêves. Paris: José Corti, 1973.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
BÍBLIA SAGRADA. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dictionnaire des symboles. Paris: Seghers, 1973. 4 v.
CIRLOT, Juan Eduardo. A Dictionary of Symbols. New York: Philosophical Library, 1983.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Lisboa: Edições 70, 1985.
KIERKEGAARD, Søren. Diários de um sedutor. São Paulo: Abril, 1979.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. ed. rev. amp. São Paulo: Cultrix, 2004.
PAGLIA, Camille. Personas sexuais: arte e decadência de Nefertite a Emily Dickinson. Tradução de Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
PRADE, Péricles. Relatos de um corvo sedutor. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Álvaro Cardoso Gomes (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).