Forma literária, violência e homofobia em um conto de Alberto Guzik
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.237-251Palavras-chave:
Alberto Guzik, conto, violência, homofobia, fascismoResumo
Em “Adonias”, um conto de Alberto Guzik, o protagonista, Adonias, é amigo de um grupo de homens cujo líder defende a morte de grupos sociais como negros e gays, referindo a eles como se fossem lixo. Ao longo da narrativa, um homem desconhecido, uma mulher e um jovem rapaz são vítimas da violência de Adonias. Aspectos formais do conto são analisados neste ensaio, de modo a discutir como ele expõe imagens referentes a desejo de matar, homofobia e fascismo. De acordo com nossa hipótese, a distância estética se move de uma perspectiva externa para a expressão direta do protagonista, trazendo ao leitor um conflito ético e um choque estético. Entre as referências teóricas para o presente estudo, estão ideias de Theodor Adorno, René Girard, Paul Ricoeur, Ana Maria Lisboa de Mello e Anatol Rosenfeld.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ADORNO, Theodor. Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34/Duas Cidades, 2003. p. 55-63.
COWIE, Sam. Violent deaths of LGBT people in Brazil hit all-time high. The Guardian. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2018/jan/22/brazil-lgbt-violence-deaths-all-time-high-new-research. Acesso em: 22 jan. 2018.
GIRARD, René. Violencia y representación en el texto mítico. In: GIRARD, René. Literatura, mímesis y antropologia. Barcelona: Gedisa, 1984. p. 182-201.
GUZIK, Alberto. A dramaturgia moderna. In: FARIA, João Roberto; GUINSBURG, Jacó (Org.). História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva/Edições SESCSP, 2013. v. 2. p. 117-143.
GUZIK, Alberto. Adonias. In: GUZIK, Alberto. O que é ser rio, e correr? São Paulo: Iluminuras, 2002. p. 13-35.
GUZIK, Alberto. Um exercício de memória: dramaturgia brasileira anos 80. Revista USP, São Paulo, n. 14, p. 10-15, 1992.
MELLO, Ana Maria Lisboa de. A formação do romance de introspecção no Brasil. Letrônica, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 241-244, jul. 2009.
RICOEUR, Paul. Ponto de vista e voz narrativa. In: RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1995. Tomo II.
ROSENFELD, Anatol. O problema das gangs. In: ROSENFELD, Anatol. Texto/contexto II. São Paulo: Perspectiva/Edusp/Ed. UNICAMP, 1993.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Jaime Ginzburg (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).