Deslocamentos como “imperativos da sobrevivência” em O engate, de Nadine Gordimer
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.2.51-68Palavras-chave:
literatura contemporânea em língua inglesa, África do Sul, deslocamentos, globalização, Nadine GordimerResumo
Este artigo apresenta uma leitura do romance O engate, da escritora sul-africana Nadine Gordimer, a partir da indagação sobre as (im)possibilidades de deslocamento por sujeitos diferentemente situados no mundo contemporâneo. O problema da pesquisa residiu no questionamento sobre quais relações os sujeitos estabelecem entre si e com os espaços no contexto do fenômeno denominado globalização, mais especificamente em África. Como balizas teóricas, foram acionados autores com posicionamentos epistemológicos nem sempre convergentes, mas que se debruçam sobre o cenário contemporâneo, a exemplo de Mbembe e Bauman. Metodologicamente, utilizou-se a análise crítica. Como resultados, tem-se que a ordem globalizante impõe restrições ao deslocamento de determinados sujeitos enquanto concede a outros a livre circulação, a despeito do discurso celebrativo sobre o apagamento das diferenças.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
CARBONIERI, D. A compensação da imobilidade em Nuruddin Farah. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
FELDMAN, Alba K. T. Um longo caminho até o lar: a representação da diáspora contemporânea e suas implicações no romance O engate, de Nadine Gordimer. 2006. 208 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2006. Disponível em: http://www.ple.uem.br/defesas/pdf/aktfeldman.pdf. Acesso em: 25 abr. 2018.
FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 411-422. (Coleção Ditos e Escritos III)
GOMES, Renato Cordeiro. Cosmopolitismos, nacionalismos, lugares e não-lugares na cultura contemporânea. In: MASINA, Lea; BITENCOURT, Gilda N.; SCMIDT, Rita Terezinha. (Org.). Geografias literárias e culturais: espaços/temporalidades. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 93-113.
GORDIMER, Nadine. O engate. Tradução de Beth Vieira. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
HISSA, Cássio E. V. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
HOUNTONDJI, Paulin J. Conhecimento de África, conhecimento de africanos. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 119-131.
LEITE, Ana Mafalda. Cenografias pós-coloniais nas literaturas africanas. In: SILVA, Agnaldo R.; BATTISTA, Elisabeth; MAQUÊA, Vera. (Org.). Poéticas, políticas e representações literárias. São Paulo: Arte e Ciência, 2011. p. 59-70.
LOUKSON, Ives Sangouing. Représentation et migration dans The Pickup de Nadine Gordimer. 2008. 108 f. Mémoire (Maîtrise ès Lettres) – Faculté des Arts, Lettres et Sciences Humaines, Université de Yaoundé I, Yaoundé, 2008. Disponível em: http://eprints.campuce.org/95/1/M%C3%A9moire_maitrise_Loukson_final.pdf. Acesso em: 25 abr. 2018.
MARTINS, Anderson Bastos. O deserto e o espelho: refletindo sobre a heterotopia com Michel Foucault e Nadine Gordimer. Revista Odisseia, n. 2, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/2058. Acesso em: 25 abr. 2018.
MARTINS, Anderson Bastos. Onde fica o meu país?: o exílio e a migração na ficção pós-apartheid de Nadine Gordimer. 2010. 274 f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução de Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MBEMBE, Achille. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada. Ramada: Edições Pedago, 2014.
OGAWA, Renata Mayumi. Citizens of nowhere? asymmetrical displacements in Nadine Gordimer’s The Pickup. 2010. 69 f. Dissertação (Mestrado Inglês e Literatura Correspondente) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93526. Acesso em: 25 abr. 2018.
PADILHA, Laura Cavalcante. Um trânsito por fronteiras. In: MASINA, Lea; BITENCOURT, Gilda N.; SCMIDT, Rita Terezinha. (Org.). Geografias literárias e culturais: espaços/temporalidades. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 67-77.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Lilian Reichert Coelho (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).