Ler audiências, ler materiais: a recepção em El Nogalar de Tanya Saracho
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.53-72Palavras-chave:
público, horizonte de expectativas, paratexto, crítica textual, recepçãoResumo
El nogalar (2011), adaptação de Tanya Saracho de O jardim das cerejeiras, de Anton Tchekhov, recria o contexto social da obra russa na sociedade mexicana do século XXI – na esteira da violência que domina a fronteira entre os Estados Unidos e o México. O foco do presente estudo é a reação do público à première do espetáculo no teatro Goodman, através da leitura de seus elementos paratextuais, como o programa e materiais publicados on-line. De certo modo, ao analisar o roteiro, o cartaz da peça, as críticas e o guia de estudo, o presente artigo reivindica um maior uso de material suplementar para se pensar criticamente a recepção do público. A complexidade mesma da peça, por se tratar de uma adaptação, basta para justificar o maior conhecimento de métodos não tradicionais para se aproximar do texto e do material que o circunda, incluindo resenhas, cartazes teatrais e guias pedagógicos. Esses elementos não só possibilitam interpretar a performance e o texto dramático com mais clareza, como também oferecem maneiras de abordar a recepção do público, além da crítica.
Downloads
Referências
ADLER, Tony. The Goodman Theatre’s Poor Imitation. Chicago Reader, Chicago, 7 Apr. 2011. Available at: https://www.chicagoreader.com/chicago/theater-review-el-nogalar/Content?oid=3555472. Retrieved on: 2 Jan. 2016.
ALVAREZ, Natalie. Transcultural Dramaturgies: Latina Theatre’s Third Wave. In: FARFAN, Penny; FERRIS, Lesley (org.). Contemporary Women Playwrights in the Twenty-First Century. New York: Palgrave, 2013. p. 82-97.
APARICIO, Frances R. On Sub-versive Signifiers: Tropicalizing Language in the United States. In: APARICIO, Frances R.; CHÁVEZ-SILVERMAN, Susana (org.). Tropicalizations: Transcultural Representations of Latinidad. Hanover: New England University Press, 1999. p 194-212.
BARNIDGE, Mary Shen. El Nogalar. Windy City Times, Chicago, 13 Apr. 2011. Available at: http://www.windycitymediagroup.com/lgbt/El-Nogalar/31396.html. Retrieved on: 10 Feb. 2017.
BENNETT, Susan. The Peripatetic Audience. Canadian Theatre Review, Toronto, n. 140, p. 8-13, 2009.
BENNETT, Susan. Theatre Audiences. London: Routledge, 1990.
CHEKHOV, Anton. The Cherry Orchard. Translated by Marina Brodskaya. Stanford: Stanford University Press, 2011. p. 225-274.
El Nogalar. Directed by Cecilie Keenan. Chicago: Goodman Theatre Production, 2011. Playbill.
FRESHWATER, Helen. Theatre & Audience. New York, Palgrave, 2009.
GENETTE, Gérard. Paratexts: Thresholds of Interpretation. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 1997. v. 20.
GRAY, Margaret. “Nogalar’s” rich harvest. Los Angeles Times, Los Angeles, 3 Feb. 2012. Available at: https://latimesblogs.latimes.com/culturemonster/2012/02/theater-review-el-nogalar-fountain-theatre.html. Retrieved on: 20 Dec. 2015.
HALE, Terry; UPTON Carole-Anne. Introduction. Moving Target: Theatre Translation and Cultural Relocation. In: HALE, Terry; UPTON, Carole-Anne (org.). Manchester: St. Jerome Publishing, 2000. p. 1-13.
HEINLE, Kimberly; MOLZAHN Cory; SHIRK David A. Drug Violence in Mexico: Data and Analysis Through 2014. San Diego: University of San Diego, 2015. (Justice in Mexico Project) Available at: https://justiceinmexico.org/wp-content/uploads/2015/04/2015-Drug-Violence-in-Mexico-final.pdf. Retrieved on: 12 Sept. 2017.
HUTCHEON, Linda. A Theory of Adaptation. London: Routledge, 2013. p. xxvi
JONSSON, Carla. Power and resistance: Language mixing in three Chicano plays. International Journal of Bilingualism, Los Angeles, v. 18, n. 2, p. 118-133, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/1367006912458392
KNOWLES, Ric. Reading the Material Theatre. Cambridge: Cambridge, 2004.
MANOCCHIO, Michael. Reports from the Rehearsal Room. In: TAYLOR, Willa J.; RAFTERY, Dawn (org.). El Nogalar Study Guide. Chicago: Goodman Theatre, 2011. p. 8.
OXMAN, Steven. El Nogalar. Daily Variety, Los Angeles, 6 Apr. 2011. Available at: https://variety.com/2011/legit/reviews/el-nogalar-1117944980/. Retrieved on: 15 Dec. 2015.
PALMER, Tanya. Inside the Violence: An Interview with Tanya Saracho. American Theatre, New York, v. 28, n. 6, p 70-71, 2011.
PAVIS, Patrice. Paratext. Dictionary of Theatre: Terms, Concepts, and Analysis. Toronto: University of Toronto Press, 1998.
ROBERTS, Adam. Teatro Vivo’s bilingual Chekhov reboot provides a context for examining social class in contemporary Mexico.Austin Chronicle, Austin, 19 Jun. 2015 Available at: https://www.austinchronicle.com/arts/2015-06-19/el-nogalar/. Retrieved on: 19 June 2018
SARACHO, Tanya. El Nogalar. American Theatre. Jul./Aug. p 70-87 2011.
YBARRA, Patricia. Latinx Theater in the Times of Neoliberalism. Evanston: Northwestern University, 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Melissa Huerta (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).