Ler audiências, ler materiais: a recepção em El Nogalar de Tanya Saracho
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.53-72Palavras-chave:
público, horizonte de expectativas, paratexto, crítica textual, recepçãoResumo
El nogalar (2011), adaptação de Tanya Saracho de O jardim das cerejeiras, de Anton Tchekhov, recria o contexto social da obra russa na sociedade mexicana do século XXI – na esteira da violência que domina a fronteira entre os Estados Unidos e o México. O foco do presente estudo é a reação do público à première do espetáculo no teatro Goodman, através da leitura de seus elementos paratextuais, como o programa e materiais publicados on-line. De certo modo, ao analisar o roteiro, o cartaz da peça, as críticas e o guia de estudo, o presente artigo reivindica um maior uso de material suplementar para se pensar criticamente a recepção do público. A complexidade mesma da peça, por se tratar de uma adaptação, basta para justificar o maior conhecimento de métodos não tradicionais para se aproximar do texto e do material que o circunda, incluindo resenhas, cartazes teatrais e guias pedagógicos. Esses elementos não só possibilitam interpretar a performance e o texto dramático com mais clareza, como também oferecem maneiras de abordar a recepção do público, além da crítica.
Downloads
Referências
ADLER, Tony. The Goodman Theatre’s Poor Imitation. Chicago Reader, Chicago, 7 Apr. 2011. Available at: https://www.chicagoreader.com/chicago/theater-review-el-nogalar/Content?oid=3555472. Retrieved on: 2 Jan. 2016.
ALVAREZ, Natalie. Transcultural Dramaturgies: Latina Theatre’s Third Wave. In: FARFAN, Penny; FERRIS, Lesley (org.). Contemporary Women Playwrights in the Twenty-First Century. New York: Palgrave, 2013. p. 82-97.
APARICIO, Frances R. On Sub-versive Signifiers: Tropicalizing Language in the United States. In: APARICIO, Frances R.; CHÁVEZ-SILVERMAN, Susana (org.). Tropicalizations: Transcultural Representations of Latinidad. Hanover: New England University Press, 1999. p 194-212.
BARNIDGE, Mary Shen. El Nogalar. Windy City Times, Chicago, 13 Apr. 2011. Available at: http://www.windycitymediagroup.com/lgbt/El-Nogalar/31396.html. Retrieved on: 10 Feb. 2017.
BENNETT, Susan. The Peripatetic Audience. Canadian Theatre Review, Toronto, n. 140, p. 8-13, 2009.
BENNETT, Susan. Theatre Audiences. London: Routledge, 1990.
CHEKHOV, Anton. The Cherry Orchard. Translated by Marina Brodskaya. Stanford: Stanford University Press, 2011. p. 225-274.
El Nogalar. Directed by Cecilie Keenan. Chicago: Goodman Theatre Production, 2011. Playbill.
FRESHWATER, Helen. Theatre & Audience. New York, Palgrave, 2009.
GENETTE, Gérard. Paratexts: Thresholds of Interpretation. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 1997. v. 20.
GRAY, Margaret. “Nogalar’s” rich harvest. Los Angeles Times, Los Angeles, 3 Feb. 2012. Available at: https://latimesblogs.latimes.com/culturemonster/2012/02/theater-review-el-nogalar-fountain-theatre.html. Retrieved on: 20 Dec. 2015.
HALE, Terry; UPTON Carole-Anne. Introduction. Moving Target: Theatre Translation and Cultural Relocation. In: HALE, Terry; UPTON, Carole-Anne (org.). Manchester: St. Jerome Publishing, 2000. p. 1-13.
HEINLE, Kimberly; MOLZAHN Cory; SHIRK David A. Drug Violence in Mexico: Data and Analysis Through 2014. San Diego: University of San Diego, 2015. (Justice in Mexico Project) Available at: https://justiceinmexico.org/wp-content/uploads/2015/04/2015-Drug-Violence-in-Mexico-final.pdf. Retrieved on: 12 Sept. 2017.
HUTCHEON, Linda. A Theory of Adaptation. London: Routledge, 2013. p. xxvi
JONSSON, Carla. Power and resistance: Language mixing in three Chicano plays. International Journal of Bilingualism, Los Angeles, v. 18, n. 2, p. 118-133, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/1367006912458392
KNOWLES, Ric. Reading the Material Theatre. Cambridge: Cambridge, 2004.
MANOCCHIO, Michael. Reports from the Rehearsal Room. In: TAYLOR, Willa J.; RAFTERY, Dawn (org.). El Nogalar Study Guide. Chicago: Goodman Theatre, 2011. p. 8.
OXMAN, Steven. El Nogalar. Daily Variety, Los Angeles, 6 Apr. 2011. Available at: https://variety.com/2011/legit/reviews/el-nogalar-1117944980/. Retrieved on: 15 Dec. 2015.
PALMER, Tanya. Inside the Violence: An Interview with Tanya Saracho. American Theatre, New York, v. 28, n. 6, p 70-71, 2011.
PAVIS, Patrice. Paratext. Dictionary of Theatre: Terms, Concepts, and Analysis. Toronto: University of Toronto Press, 1998.
ROBERTS, Adam. Teatro Vivo’s bilingual Chekhov reboot provides a context for examining social class in contemporary Mexico.Austin Chronicle, Austin, 19 Jun. 2015 Available at: https://www.austinchronicle.com/arts/2015-06-19/el-nogalar/. Retrieved on: 19 June 2018
SARACHO, Tanya. El Nogalar. American Theatre. Jul./Aug. p 70-87 2011.
YBARRA, Patricia. Latinx Theater in the Times of Neoliberalism. Evanston: Northwestern University, 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Melissa Huerta (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).