Entre o teatro e a História: a peça Secretário d’El Rei de Oliveira Lima
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.165-176Palavras-chave:
Oliveira Lima, O Secretário d’El Rei, História, teatro português, teatro brasileiroResumo
O artigo discute as relações entre teatro e História a partir do estudo da peça Secretário d’El Rei (1904) de Oliveira Lima. Embora seja a única produção do autor no gênero e jamais tenha sido encenada, a peça mostra-se como um caso relevante sob esse aspecto, ao se articular tanto com a experiência de Oliveira Lima com o teatro português do final do século XIX, quanto com o seu trabalho de historiador. Além disso, buscando aliar vivacidade à fidelidade com o espírito de uma época, Oliveira Lima concentrou-se na exploração dos caracteres históricos, ao dramatizar a relação entre Alexandre de Gusmão e D. João V, motivada por uma situação ficcional.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Crítica literária. São Paulo: Editora Mérito, 1962.
AZEVEDO, Arthur. O theatro: crônicas de Arthur de Azevedo (1894-1908). Organizado por Larissa de Oliveira Neves e Orna Messer Lewin, Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
DISCURSOS acadêmicos. Tomo I (1897-1919). Rio de Janeiro: ABL, 2005.
LIMA SOBRINHO, Barbosa. Oliveira Lima: sua vida e sua obra. In: Obra seleta. Barbosa Lima Sobrinho (org.). Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1971. p. 17-131.
LIMA, Oliveira. Aspectos da literatura colonial brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1984.
LIMA, Oliveira. Correspondência. Jornal do Recife, Recife, ano 29,
n. 87, 16 abr. 1886.
LIMA, Oliveira. Memórias: essas minhas reminiscências… Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1937.
LIMA, Oliveira. Os teatros de Paris. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 1, 12 abr. 1905.
LIMA, Oliveira. Pernambuco, seu desenvolvimento histórico. 3. ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 1997.
LIMA, Oliveira. Secretário d’El Rei. Rio de Janeiro: H. Garnier; Livreiro-Editor, 1904.
LUKÁCS, Gyorgy. O romance histórico. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.
PRADO, Antonio Arnoni. Dois letrados e o Brasil nação: a obra crítica de Oliveira Lima e Sérgio Buarque de Holanda. São Paulo: Editora 34, 2015.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. Arquivo Kindle.
SARAIVA, Antonio José; LOPES, Óscar. História da Literatura Portuguesa. 17. ed. Porto: Porto Editora, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ricardo Souza de Carvalho (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).