A canção dos escombros: Walter Benjamin e a poesia brasileira contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.2.119-136Palavras-chave:
Walter Benjamin, poesia brasileira contemporânea, história, violência, políticaResumo
Estudo da presença multifacetada de uma imagem e de uma figura de pensamento da obra do filósofo e crítico alemão Walter Benjamin em poemas brasileiros do presente. O “anjo da História”, apresentado por Benjamin nas suas “Teses sobre o conceito da História” (1940) vai aparecer, de modos diferentes e distintos significados, em poemas de Haroldo de Campos, Carlito Azevedo e Guilherme Gontijo Flores – textos marcados pela interrogação pelos sentidos do tempo e por forte coeficiente político.
Downloads
Referências
ALCIDES, Sérgio. Píer. São Paulo: Ed. 34, 2012.
ARIEL, Marcelo. Tratado dos anjos afogados. São Paulo: LetraSelvagem, 2008.
AZEVEDO, Carlito. Monodrama. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
BENJAMIN, Walter. O anjo da História. Tradução de João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Tradução de João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
CAMPOS, Haroldo. 2000. In: CAMPOS, Haroldo. Entremilênios. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 59-63.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
FLORES, Guilherme Gontijo. Tróiades: remix para um próximo milênio. São Paulo: Patuá, 2015.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O hino, a brisa e a tempestade: os anjos em Walter Benjamin. In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre História, memória e linguagem. São Paulo: Imago, 1997. p. 123-135.
PORRÚA, Ana. Prólogo. In: AZEVEDO, Carlito. Monodrama. Tradução de Aníbal Cristobo. Barcelona: Kriller71 Ediciones, 2015. p. 7-21.
STERZI, Eduardo. Cadáveres, vagalumes, fogos-fátuos. In: Rufinoni, Simone Rossinetti; Redondo, Tercio (org.). Caminhos da lírica brasileira contemporânea: ensaios. São Paulo: Nankin, 2013. p. 37-50. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.2318-7875.v1i1p3-14.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2019 Gustavo Silveira Ribeiro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).