O retorno de Bartleby e a crise da interpretação alocrática
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.39-60Palavras-chave:
Hermenêutica, poética, interpretações alocráticas e autocráticas, Bartleby, o escreventeResumo
Críticos e pensadores maiores da Era da Teoria (1965-1980) apresentaram como alternativa à prática hegemônica da intepretação o estudo de uma poética que, explicitando com rigor os mecanismos de produção do sentido, contribuiria para tornar mais precisa a atividade hermenêutica. Parcialmente descartados como pouco relevantes, esses estudos ofereceram, contudo, contribuições relativamente significativas para o desenvolvimento de novas formas de entendimento do texto literário não limitadas à prática interpretativa tradicional. A leitura que faz Agamben do conto Bartlety, o escrevente, de Herman Melville, ilustra exemplarmente uma dessas novas formas de entendimento e os possíveis problemas delas decorrentes.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Bartleby, ou da Contingência. Tradução de Vinícius Hoensko. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
AGAMBEN, Giorgio. La comunità che viene. Torino: Giulio Einaudi Editore, 1990.
ATTEL, Kevin. Potentiality, Actuality, Constituent Power. Diacritics, Baltimore, v. 39, n. 3, p. 35-53, 2009. Doi: https://doi.org/10.1353/dia.2009.0023.
BARTHES, Roland. O que é a crítica? In: BARTHES, Roland. Crítica e verdade. Tradução de Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1970, p 157-164.
BERKMAN, Gisèle. L’Effet Bartleby: Philosophes Lecteurs. Paris: Hermann Éditeurs, 2011.
CULLER, Jonatham. The Pursuit of Signs. London: Routledge, 2001.
DE MAN, Paul. Blindness and Insight. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1971.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.
EAGLETON, Terry. After Theory. New York: Basic Books, 2003.
FORSTER, Edward Morgan. Aspects of the Novel. New York: Harcourt, Brace and Company, 1927.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Empire. Cambridge: Harvard University Press, 2000.
HIRSCH, Eric Donald. The Politics of Theories of Interpretation. Critical Inquiry, Chicago, v. 9, n. 1, p. 235-247, set. 1982. Doi: https://doi.org/10.1086/448197.
MARX, Leo. Melville’s Parable of the Walls. The Sewanee Review, Sewanee, v. 61, n. 4, p. 602-627, 1953.
MELVILLE, Herman. Bartleby, o Escrevente. Tradução de Bruno Gambarotto. São Paulo: Grua Livros, 2014.
MILLER, Joseph Hillis. Deconstructing the Deconstructers. Diacritics, Baltimore, v. 5, n. 2, p. 24-31, 1975. Doi: https://doi.org/10.2307/464639.
POE, Edgar Allan. The Man of the Crowd. In: MABBOT, Thomas Ollive (ed.). Collected Works of Edgar Allan Poe. London: Belknap Press, 1978. p. 506-518.
TALLY, Robert T. Reading the Original: Alienation, Writing, and Labor in “Bartleby, the Scrivener”. In: BLOOM, Harold. Alienation. New York: Chelsea House, 2009. p. 1-10. (Bloom’s Literary Themes).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sérgio Luiz Bellei (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).