A crítica (auto)biográfica brasileira contemporânea: configurações de um exercício
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.267-282Palavras-chave:
crítica biográfica, ensaio, procedimentos metodológicosResumo
O trabalho pretende analisar, brevemente, o modo como os críticos Eneida Maria de Souza (2007, 2011), Denilson Lopes (1999, 2002) e Diana Klinger (2014) têm se relacionado com a memória e o próprio sujeito num cenário contemporâneo atravessado pela apreensão imediata da presença e a espetacularização do eu, conforme Arfuch (2010). Além disso, busca-se refletir acerca das estratégias utilizadas na construção da tessitura de suas escritas avaliativas, entendidas não apenas como um saber, mas também como um fazer. Para tanto, apontam-se as contribuições do ensaio nos movimentos textuais efetuados pelos críticos, a partir das ideias desenvolvidas por Lopes (2009), Lima (2002) e Adorno (2003) a respeito do gênero. O crescente redirecionamento das posturas no campo revela ainda a vontade de se estabelecer um diálogo com audiências diversificadas, para além dos muros da universidade.
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