Fazendo arte para ativar o pensamento crítico
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.30.1.45-63Palavras-chave:
ficção artística, exercício crítico, montagens verbais e plásticas, autoficçãoResumo
Um trajeto livre pela diversidade de publicações de Silviano Santiago surpreende o observador, pois mostra como a potência da fabulação literária amplia o teor inventivo da atividade teórico-crítico-política. Partindo de um texto circunstancial – o conto “Família”, publicado no blog do Instituto Moreira Salles por ocasião da abertura da exposição de fotografias de Chichico Alkmim –, este artigo visita obras de gêneros, estilos e tons muito diferentes na investigação de momentos de destaque onde a escrita, ao experimentar soluções mais instigantes, ilumina problemas de formulação conceitual e de julgamento crítico. Ora deixa evidente a permanência da força denunciadora das apropriações e montagens, ora exercita a narração do ponto de vista da criança para estranhar comportamentos sociais arraigados; numa passagem poética, ressignificam-se personagens da mídia de massa; nas narrações, serve-se da tática (auto)biográfica para reescrever aspectos delicados da história recente; por último, seus enredos romanescos transformam o estatuto mimético do gênero em alegoria de aspectos teóricos da arte.
Downloads
Referências
MENDES, Murilo. O menino sem passado. In: MENDES, Murilo; PICCHIO, Luciana Stegagno (org.). Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
SANTIAGO, Silviano. Crescendo durante a guerra numa província ultramarina. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978.
SANTIAGO, Silviano. Família. Blog do Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, 16 maio 2017. Disponível em: https://ims.com.br/por-dentro-acervos/familia/. Acesso em: 30 set. 2019.
SANTIAGO, Silviano. Heranças. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
SANTIAGO, Silviano. Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SANTIAGO, Silviano. Menino sem passado. Olympio: literatura e arte, Belo Horizonte, n. 1, maio 2018.
SANTIAGO, Silviano. Mil rosas roubadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
SANTIAGO, Silviano. O falso mentiroso. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
SANTIAGO, Silviano. Para uma poética da encenação. In: ______. 35 ensaios de Silviano Santiago. Organização de Italo Moriconi. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SANTIAGO, Silviano. Stella Manhattan. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
SANTIAGO, Silviano. Uma história de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marília Rothier Cardoso (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).