Nuevo Cine Latinoamericano

uma análise do cânone a partir do gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096..23945

Palavras-chave:

Nuevo Cine Latinoamericano, cânone, gênero, cinema

Resumo

O Nuevo Cine Latinoamericano (NCL), movimento cinematográfico mais conhecido da história do cinema da América Latina, começou a ter seu cânone gestado já em seus primeiros anos (trabalhamos os anos de 1967 e 1985 como marcos inicial e final do movimento). Tiveram participação decisiva nesta construção, e influenciaram fortemente a bibliografia produzida até hoje, diretores e críticos que atuavam naquele momento. Neste artigo investigaremos, a partir da perspectiva que o gênero é uma categoria útil de análise histórica, como, por quem e dentro de qual cultura política o cânone do NCL foi engendrado. Discutiremos, ainda, as possibilidades que se apresentavam para homens e mulheres cineastas de incidirem e/ou contestarem à época o cânone do movimento e seus textos mais importantes e o desafio de se fazer uma história que visibilize as realizadoras sem apagar os processos de invisibilização os quais elas vivenciaram.

Biografia do Autor

  • Marina Cavalcanti Tedesco, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro / Brasil



Referências

ALEA, Tomás Gutiérrez. Dialética do espectador: seis ensaios do mais renomado cineasta cubano. Tradução de Itoby Alves Correa Jr. São Paulo: Summus Editorial, 1984.

BIRRI, Fernando. Fernando Birri: por un nuevo nuevo nuevo cine latinoamericano (1956-1991). Madrid: Cátedra/Filmoteca Española: ICAA: Ministerio de Cultura, 1996.

BIRRI, Fernando. Revolución en la revolución del Nuevo Cine Latinoamericano. In: ______. (org.). Fernando Birri: por un nuevo nuevo nuevo cine latinoamericano (1956-1991). Madrid: Cátedra/Filmoteca Española: ICAA: Ministerio de Cultura, 1996. p. 189-198.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

CABALLERO, Rufo. Un pez que huye: cine latinoamericano 1991-2003. Havana: Editorial Arte y Literatura, 2005.

CISNEROS, Luisa Carmen. Tiempos de avance: 1959-1972. In: FUNDACIÓN Cinemateca Nacional (org.). Panorama histórico del cine en Venezuela. Caracas, Fundación Cinemateca Nacional, 1997.

p. 129-148.

DÁVILA, Ignacio del Valle. Cámaras en trance: El Nuevo Cine Latinoamericano, un proyecto cinematográfico subcontinental. Santiago: Editorial Cuarto Propio, 2014.

DEEPWELL, Kally. Feminist Art Manifestos: An Anthology. Londres: KT Press, 2014. (Versão para Kindle).

FRANCIA, Aldo. Nuevo cine latinoamericano en Viña del Mar. Santiago: Artecien: Cesoc, 1990.

FUNDACIÓN del Nuevo Cine Latinoamericano. Un lugar en la memoria: Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano 1985-2005. La Habana/Córdoba): Diputación Provincial de Córdoba/Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano, 2005.

GARCÍA-ESPINOSA, Julio. Por un cine imperfecto. In: ______ (org.). La doble moral del cine. Santafé de Bogotá: Editorial Voluntad, 1995 [1969]. p. 13-30.

GELADO, Viviane. O Manifesto de Vanguarda na América Latina. Sínteses, Campinas, v. 11. p. 193-214, 2006.

GETINO, Octavio; SOLANAS, Fernando. Hacia un Tercer Cine. RUA: Revista Universitária do Audiovisual, São Carlos, 15 set. 2010 [1969]. Disponível em: http://www.rua.ufscar.br/hacia-un-tercer-cine/. Acesso em: 10 jan. 2020.

GOLDMAN, Wendy. Mulher, Estado e revolução: política da família soviética e vida social entre 1917 e 1936. Tradução de Natália Angyalossy Alfonso. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.

GRIONI, Luciana. Cuadernos Cineastas Venezolanos: Margot Benacerraf. Caracas: Cineteca Nacional de Venezuela, 2009.

LACRUZ, Cecilia. La comezón por el intercambio. In: MESTMAN, Mariano (org.) Las rupturas del 68 en el cine de América Latina: contracultura, experimentación y política. Buenos Aires: Ediciones Akal, 2016. p. 311-351.

LITTIN, Miguel. Discurso inaugural de Miguel Littin. In: FRANCIA, Aldo (org.). Nuevo cine latinoamericano en Viña del Mar. Santiago: Artecien: Cesoc, 1990. p. 20-39.

NAVAILH, Françoise. El modelo soviético. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. Historia de las Mujeres. El Siglo XX. Guerras, entreguerras y Postguerra. Madrid: Tauros, 1993. p. 257-283.

NAVARRO, Berta. Una reflexión sobre el papel de la mujer, su compromiso y responsabilidad dentro de los medios audiovisuales y de la comunicación de masas. In: MEMORIAS del VIII Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano. La mujer en los medios audiovisuales. Cidade do México: Universidad Nacional Autónoma de México: Coordinación de Difusión Cultural, 1987. p. 149-156. (Cuadernos de Cine, n. 32).

NOCHLIN, Linda, Por que não existiram grandes mulheres artistas. In: MESQUITA, André; PEDROSA, Adriano (org.). História da Sexualidade: antologia. São Paulo: MASP, 2017 [1971]. p. 16-37.

NÚÑEZ, Fabián Rodrigo Magioli. O que é Nuevo Cine Latinoamericano? O Cinema Moderno na América Latina segundo as revistas cinematográficas especializadas latino-americanas. 2009. 657 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Departamento de Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

NÚNEZ, Fabián Rodrigo Magioli; TEDESCO, Marina Cavalcanti. Método fílmico e estética em Marta Rodríguez e Jorge Silva. Imagofagia, São Paulo, v. 1, p. 1-23, 2015.

NÚNEZ, Fabián Rodrigo Magioli; TEDESCO, Marina Cavalcanti. Pensar el documental en Latinoamérica: el singular método fílmico de Marta Rodríguez y Jorge Silva. Cine Documental, Buenos Aires, v. 10, p. 1-15, 2014.

PEREIRA, Miguel. O Columbianum e o cinema brasileiro. Alceu, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 127-142, 2007.

ROCHA, Glauber. Eztetyka da Fome. In: ______ (org.). Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004. p. 63-67.

ROCHA, Glauber. Eztetyka do Sonho. In: ______ (org.). Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004. p. 248-251.

ROFFÉ, Alfredo. II – Problemas de la elaboración. Cine al Día, Caracas, n. 6, p. 10-15, 1968.

SANJINÉS, Jorge. Teoría y práctica de un cine junto al pueblo. Cidade do México: Siglo XXI Editores, 1979.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Tradução de Guacira Lopes Louro. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20,

n. 2, p. 71-99, 1995.

SCOTT, Joan. História das mulheres. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. p. 75-95.

SEGUÍ, Isabel. Auteurism, Machismo-Leninismo, and Other Issues: Women’s Labor in Andean Oppositional Film Production. Feminist Media Histories, Berkeley, v. 4, n. 1, p. 11-36, 2018. DOI: https://doi.org/10.1525/fmh.2018.4.1.11.

SENNA, Thaiz Carvalho. Entre a transgressão e a permanência: um panorama do Jenotdel (1919-1930). In: COLÓQUIO Internacional Marx e o Marxismo 2017 – De O capital à Revolução de Outubro (1867-1917). Anais [...]. Niterói: Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx), 2017. Disponível em: http://www.niepmarx.blog.br/MM2017/anais2017/MC13/mc132.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.

TEDESCO, Marina Cavalcanti. Mulheres e direção cinematográfica na América Latina: uma visão panorâmica a partir das pioneiras. In: HOLANDA, Karla (org.). Mulheres de cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019. p. 81-96.

TEDESCO, Marina Cavalcanti. Nora de Izcue, Josefina Jordán e o começo de uma história das diretoras do Nuevo Cine Latinoamericano. Cinémas d’Amérique Latine, Paris, v. 22, p. 39-47, 2014.

VV. AA. Hojas de Cine: Testimonios y documentos del nuevo cine latino-americano. Cidade do México: Secretaría de Educación Pública: Universidade Autónoma Metropolitana: Fundación Mexicana de Cineastas, 1988. v. 1.

YERO, Olga María. Sara Gómez: un cine diferente. Havana: Ediciones ICAIC, 2017.

ZETKIN, Clara. Lênin e o Movimento Feminino. Transcrição e HTML por Fernando A. S. Araújo. Arquivo Marxista na Internet, [S. l.], dez. 2007 [1920]. Disponível em https://www.marxists.org/portugues/zetkin/1920/mes/lenin.htm. Acesso em: 10 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Edição

Seção

Dossiê – Imaginários e Cinema Latino-Americano

Como Citar

Nuevo Cine Latinoamericano: uma análise do cânone a partir do gênero. (2020). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 30(3), 39-62. https://doi.org/10.35699/2317-2096..23945