Nuevo Cine Latinoamericano: uma análise do cânone a partir do gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096..23945

Palavras-chave:

Nuevo Cine Latinoamericano, cânone, gênero, cinema

Resumo

O Nuevo Cine Latinoamericano (NCL), movimento cinematográfico mais conhecido da história do cinema da América Latina, começou a ter seu cânone gestado já em seus primeiros anos (trabalhamos os anos de 1967 e 1985 como marcos inicial e final do movimento). Tiveram participação decisiva nesta construção, e influenciaram fortemente a bibliografia produzida até hoje, diretores e críticos que atuavam naquele momento. Neste artigo investigaremos, a partir da perspectiva que o gênero é uma categoria útil de análise histórica, como, por quem e dentro de qual cultura política o cânone do NCL foi engendrado. Discutiremos, ainda, as possibilidades que se apresentavam para homens e mulheres cineastas de incidirem e/ou contestarem à época o cânone do movimento e seus textos mais importantes e o desafio de se fazer uma história que visibilize as realizadoras sem apagar os processos de invisibilização os quais elas vivenciaram.

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Biografia do Autor

Marina Cavalcanti Tedesco, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro / Brasil



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Publicado

2020-07-03

Como Citar

Cavalcanti Tedesco, M. (2020). Nuevo Cine Latinoamericano: uma análise do cânone a partir do gênero . Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 30(3), 39-62. https://doi.org/10.35699/2317-2096.23945

Edição

Seção

Dossiê – Imaginários e Cinema Latino-Americano